Cannes – Todos os Vencedores da Palma de Ouro

  • 29 de julho de 2016
  • 23

2015 – Dheepan – O Refúgio

Direção: Jacques Audiard
Ano de Lançamento: 2015
País: França

Sinopse: Dheepan, Yalini e a pequena Illayaal assumem identidades falsas para fugir do Sri Lanka, seu país natal, que está em guerra. Eles não se conhecem e, diante da iniciativa, precisam conviver como se fossem uma família verdadeira ao chegar na França. Sem conhecer a língua local, Dheepan consegue emprego como zelador em um condomínio de classe baixa, enquanto que Yalini passa a trabalhar como empregada doméstica de um idoso com problemas de saúde.

 

2014 – Sono de Inverno

Direção: Nuri Bilge Ceylan
Ano de Lançamento: 2014
País: Turquia

Sinopse: Aydin, um ex-ator, corre para um pequeno hotel no centro da Anatólia com sua jovem esposa, Nihal, com quem tem uma relação tempestuosa, e sua irmã, que está sofrendo seu divórcio recente. No inverno, quando a neve começa a cair, o hotel se transforma em um abrigo, mas um local para animosidades.

 

2013 – Azul É A Cor Mais Quente

Direção: Abdellatif Kechiche
Ano de Lançamento: 2013
País: França/Tunísia

Sinopse: Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma estudante do colegial, que começa a se relacionar com o jovem Thomas, mas não se sente completa ao lado dele. Ela então descobre, no azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher.

 

2012 – Amor

Direção: Michael Haneke
Ano de Lançamento: 2012
País: Áustria

Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste.

 

2011 – A Árvore da Vida

Direção: Terrence Malick
Ano de Lançamento: 2011
País: EUA

Sinopse: A Árvore da Vida descreve as origens e o significado da vida através das memórias de infância de um homem de meia-idade, intercaladas por imagens das origens do universo e o surgimento da vida na Terra. Suas memórias evocam a vida de sua família, na década de 1950, no Texas. Elas revelam a relação que tinha com seus dois irmãos e com seu pai e sua mãe, que eram bem diferentes em suas relações com a vida e o mundo.

 

2010 – Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas

Direção: Apichatpong Weerasethakul
Ano de Lançamento: 2010
País: Tailândia

Sinopse: Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta e ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida.

 
 

2009 – A Fita Branca

Direção: Michael Haneke
Ano de Lançamento: 2009
País: Austria

Sinopse: Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos?

 

2008 – Entre os Muros da Escola

Direção: Laurent Cantet
Ano de Lançamento: 2008
País: França

Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

 

2007 – 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Direção: Cristian Mungiu
Ano de Lançamento: 2007
País: Romênia

Sinopse: Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) , chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

 

2006 – Ventos da Liberdade

Direção: Ken Loach
Ano de Lançamento: 2006
País: Reino Unido

Sinopse: Na Irlanda, em 1920, trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien (Cillian Murphy), um jovem estudante de medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada.

 

2005 – A Criança

Direção: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Ano de Lançamento: 2005
País: Bélgica

Sinopse: Na Bélgica atual, Bruno é um jovem perdido, de 20 anos, que vive de pequenos furtos e mora em um quarto alugado. Sua namorada Sonia, de 18 anos, acaba de sair do hospital com um filho seu nos braços. Eles são completamente inconseqüentes e não têm nenhuma perspectiva de vida. O filme mostra como os dois lidam com essa nova situação.

 

2004 – Fahrenheit 11 de Setembro

Direção: Michael Moore
Ano de Lançamento: 2004
País: EUA

Sinopse: O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.

 

2003 – Elefante

Direção: Gus Van Sant
Ano de Lançamento: 2003
País: EUA

Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

 

2002 – O Pianista

Direção: Roman Polanski
Ano de Lançamento: 2004
País: França/Polônia

Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.

 

2001 – O Quarto do Filho

Direção: Nanni Moretti
Ano de Lançamento: 2001
País: Itália

Sinopse: Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, na Itália. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.

 

2000 – Dançando no Escuro

Direção: Lars Von Trier
Ano de Lançamento: 2000
País: Dinamarca

Sinopse: Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimento que mudarão para sempre os rumos de sua vida.

 

1999 – Rosetta

Direção: Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne
Ano de Lançamento: 1999
País: Bélgica

Sinopse: A jovem e impulsiva Rosetta (Emile Dequenne) vive num trailer, com sua mãe (Anne Yernaux), alcóolatra e agressiva. Sua vontade de mudar de vida é tanta que todos os dias ela luta muito por um emprego. Seu maior problema nem sempre é achá-lo, e sim manter-se nele. Ela sai à procura de trabalho como alguém que está indo para a guerra e, nesta sua luta cotidiana para sair da pobreza e levar uma vida “normal”, vale tudo.

 

1998 – A Eternidade e Um Dia

Direção: Theodoros Angelopoulos
Ano de Lançamento: 1998
País: Grécia

Sinopse: Alexandre (Bruno Ganz), um famoso escritor se prepara para deixar a casa que sempre viveu. Ao arrumar seus pertences, encontra uma carta de sua mulher, Ana (Isabelle Renauld), sobre um dia de verão há 30 anos. Assim, ele começa estranha viagem, onde o passado e o presente se misturam. Enquanto reavalia a sua vida, Alexandre passa por uma nova experiência, ao ajudar um garoto albanês a cruzar a fronteira.

 

1997 – A Enguia

Direção: Shohei Imamura
Ano de Lançamento: 1997
País: Japão

Sinopse: Takuro, depois de passar oito anos na prisão por ter assassinado a esposa, começa uma nova vida numa pequena cidade, no subúrbio de Tóquio, trabalhando como barbeiro. Sua grande companheira é uma enguia, que ele manteve em sua cela durante o período em que esteve preso.Aos poucos, ele começa a se abrir para o mundo, tornando-se amigo dos moradores locais, que freqüentam sua loja. Sua vida, no entanto, muda radicalmente quando ele salva Keiko, uma jovem mulher que tenta se jogar no rio próximo à sua barbearia.Keiko, que também tenta esquecer seu sofrimento, começa a trabalhar na loja de Takuro. Os dois se sentem atraídos um pelo outro, mas alguns incidentes ocorrem, colocando-os de volta ao seu passado.

 

1997 – Gosto de Cereja

Direção: Abbas Kiarostami
Ano de Lançamento: 1997
País: Irã

Sinopse: Senhor Badii, um homem de seus cinqüenta anos, está vagando em seu carro por pontos da cidade onde desempregados se oferecem para trabalhos avulsos e ocasionais. Ele tenta encontrar, em meio àquela gente, alguém disposto a entrar no seu carro e aceitar uma boa soma de dinheiro em troca de um pequeno favor… Passa, então, a dialogar com uma série de personagens que recebem a sua proposta com reações as mais variadas.

 

1996 – Segredos e Mentiras

Direção: Mike Leigh
Ano de Lançamento: 1996
País: Reino Unido

Sinopse: Hortense Cumberbatch (Marianne Jean-Baptiste) é uma mulher negra que foi abandonada quando criança, sendo adotada por uma família. Quando sua mãe adotiva morre, ela decide partir em busca de sua mãe biológica. Só que sua mãe é branca e a teve quando era uma adolescente rebelde, algo que sua atual família não sabia.

 

1995 – Underground: Mentiras de Guerra

Direção: Emir Kusturica
Ano de Lançamento: 1997
País: Iugoslávia

Sinopse: Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, esta história começa durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1941. Marko é um rapaz que lidera uma banda de músicos e ao mesmo tempo participa do submundo do tráfico de armas. O filme reúne uma série de situações surreais a partir de uma fábrica clandestina de armas que funciona em um porão de Belgrado e que usa “refugiados” como mão-de-obra. Tudo começa na Segunda Guerra e Marco mantém seus colegas “refugiados” lá por 15 anos, mesmo depois do fim da Segunda Guerra.

 

1994 – Pulp Fiction: Tempo de Violência

Direção: Quentin Tarantino
Ano de Lançamento: 1996
País: EUA

Sinopse: Três histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma, conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma violenta seqüência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os boatos que rodeiam o caso. Por último, conhecemos Butch Coolidge (Bruce Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido, mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o seu valor, sendo perseguido logo após. Palma de Ouro em Cannes.

 

1993 – O Piano

Direção: Jane Campion
Ano de Lançamento: 1993
País: Austrália/Nova Zelândia

Sinopse: Ada McGrath (Holly Hunter) é muda e usa o piano para extravasar seus sentimentos. No séc. 19, ela e sua filha Flora (Anna Paquin) são enviadas para a Nova Zelândia (ainda um tanto selvagem) para um casamento arranjado com o fazendeiro Stewart (Sam Neill). No desembarque, seu piano é deixado na praia, pois seria muito difícil carregá-lo e Stewart não compreende o quanto Ada precisa do instrumento. Já George Baines, um rústico vizinho, percebe porque o piano é tão importante quando, na praia, ouve Ada tocar. Atraído por Ada, Baines compra o piano com a intenção de conquistá-la. De maneira poética e intensa, as emoções dos personagens vão sendo reveladas: a sexualidade de Ada, a ternura de Baines, o ciúme de Stewart.

 

1993 – Adeus, Minha Concubina

Direção: Kaige Chen
Ano de Lançamento: 1993
País: China/Hong Kong

Sinopse: Na Pequim de 1925, a academia “Toda Sorte e Felicidade” ensina a arte da interpretação a meninos pobres e sem lar. Um deles, Douzi (Mingwey Ma), é filho de uma prostituta. O garoto Shitou (Yang Fei) o protege e se torna seu amigo. É um lugar com um sistema de aprendizado puxado, dirigido pelo mestre Guan Jinfa (Lu Qi). Por seus traços femininos, Douzi é treinado a fazer papéis de mulher, enquanto Shitou, um tipo mais rude, papéis masculinos. Os anos passam, Douzi e Shitou aprofundam seus estudos e se tornam atores famosos da Ópera de Pequim. Cheng Dieyi (Leslie Cheung) e Duan Xiaolou (Zhang Fengyi), nomes que adotam na vida artística, continuam amigos e interpretam a peça Adeus Minha Concubina. Quando Xiaolou se apaixona pela prostituta Juxiam (Gong Li), a amizade começa a se desfazer e eles param de trabalhar juntos. Não bastasse, o exército japonês invade Pequim, Xiaolou é preso e Juxian pede a ajuda de Dieyi. É o momento para decidir se prevalecerá a amizade de Dieyi e Xiaolou ou o amor de Juxian e Xiaolou.

 

1992 – As Melhores Intenções

Direção: Bille August
Ano de Lançamento: 1992
País: Suécia

Sinopse: A história dos pais de Ingmar Bergman. Em 1909, o estudante pobre de Teologia Henrik Bergman se apaixona por Anna Åkerbloom, filha de uma rica família da Suécia. Após o casamento, Henrik se torna um pastor luterano e vai morar com Anna no norte do país. Depois de alguns anos, ela não suporta mais viver na área rural, convivendo com pessoas grosseiras. Ela retorna a Upsalla e Henrik permanece no norte.

 

1991 – Barton Fink – Delírios de Hollywood

Direção: Joel & Ethan Coen
Ano de Lançamento: 1991
País: EUA

Sinopse: Barton é um escrito de sucesso no teatro quando é convidado pra passar um mês isolado num hotel para escrever um roteiro de cinema sobre “o homem comum”. Tudo começa a mudar quando conhece o vizinho Charlie Meadows (John Goodman) e um calor insuportável começa a derreter os papeis de parede do hotel.

 

1990 – Coração Selvagem

Direção: David Lynch
Ano de Lançamento: 1990
País: EUA

Sinopse: Dois jovens amantes, Sailor e Lula, vivem uma intensa relação amorosa numa viagem cheia de surpresas. Lula tenta escapar da mãe louca e obsessiva. Sailor acaba de sair da prisão. não têm certeza para onde vão ou o que fazer. Seguem, estrada afora, numa exótica viagem pelo sul dos Estados Unidos, onde deparam-se com as mais estranhas pesonagens e com acontecimentos não menos curiosos. Um conto de fada contemporâneo em forma de filme de estrada.

 

1989 – Sexo, Mentiras e Videotape

Direção: Steven Soderbergh
Ano de Lançamento: 1989
País: EUA

Sinopse: O advogado John Mullany (Peter Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher, Ann Bishop Mullany (Andie MacDowell), e, ao mesmo tempo, tem um caso com a cunhada, Cynthia Patrice Bishop (Laura San Giacomo). Sua vida sofre uma transformação com a chegada do amigo de infância, Graham Dalton (James Spader), que grava em vídeo o depoimento de mulheres falando sobre suas vidas sexuais.

 

1988 – Pelle, o Conquistador

Direção: Bille August
Ano de Lançamento: 1987
País: Dinamarca

Sinopse: No século XIX, Lasse (Max von Sydow) e seu filho, Pelle (Pelle Hvenegaard), são migrantes que deixam a Suécia e vão para a ilha de Bornholm, na Dinamarca, em busca de uma vida melhor. Eles encontram trabalho em uma grande fazenda. Porém, nesse emprego, são tratados quase como escravos e humilhados o todo. Pelle aprende a falar dinamarquês mas, ainda assim, é tratado como um estrangeiro. Pai e filho estão num impasse entre o sonho de uma vida melhor ou terem que submeter à tais condições de trabalho para conquistar essa vida nova.

 

1987 – Sob o Sol de Satã

Direção: Maurice Pialat
Ano de Lançamento: 1987
País: França

Sinopse: O padre rural Donissan está trabalhando na paróquia de um pequeno vilarejo. A jovem Mouchette, de 16 anos, mata o seu amado, fazendo todo mundo acreditar que ele se suicidou. Ela confidencia o crime para o padre e eles estabelecem uma estranha relação. Tentado por satã, ele é obrigado a colocar em teste a sua fé, provando que é verdadeiramente um sacerdote.

 

1986 – A Missão

Direção: Roland Joffé
Ano de Lançamento: 1986
País: Reino Unido

Sinopse: No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.

 

1985 – Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios

Direção: Emir Kusturica
Ano de Lançamento: 1985
País: Iugoslávia

Sinopse: Defender os ideais stalinistas logo após o rompimento do marechal Tito, líder da então Iugoslávia, com o Stalin, ditador russo, não era a melhor das ideias. Após a publicação de uma charge inoportuna de sua autoria, Mesa é enviado para um campo de trabalhos forçados, uma prisão longe de sua família – que acredita que o pai está em uma “viagem de negócios”. Desnorteado, o jovem Malik, filho de Mesa, tenta lidar com a crise que sua família e seu país enfrentam da melhor maneira possível, enquanto começa a descobrir o amor.

 

1984 – Paris, Texas

Direção: Wim Wenders
Ano de Lançamento: 1984
País: Alemanha

Sinopse: Um homem é encontrado exausto e sem memória, em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele vai se recordando de sua vida, sendo acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.

 

1982 – O Caminho

Direção: Serif Gören, Yilmaz Güney
Ano de Lançamento: 1982
País: Turquia

Sinopse: Um retrato sem retoques da Turquia, seu povo e autoridades, mostrado a partir das histórias de cinco prisioneiros postos em liberdade há apenas uma semana e suas dificuldades de adaptação ao mundo exterior.

 

1982 – Desaparecido

Direção: Costa-Gavras
Ano de Lançamento: 1982
País: Grécia

Sinopse: O filme narra a história de Charles Horman, um jovem escritor e jornalista estadunidense que vivia com a esposa Beth em Santiago durante o governo socialista de Salvador Allende e que desapareceu durante o golpe de estado liderado por Augusto Pinochet. Ed, o pai de Charles, desloca-se para o Chile e, junto com Beth, retoma os caminhos que o filho trilhou antes de desaparecer. Ambos buscam o apoio dos órgãos governamentais estadunidenses, mas esse apoio não é dado de forma adequada e, pelo contrário, o que deveria ser um ponto de apoio se torna um obstáculo. Assim sendo, Ed, até então alienado sobre a política externa de seu país, começa a perceber que existem fortes indícios de que o governo de sua nação contribuiu para o golpe e, conseqüentemente, para o desaparecimento de seu único filho.

 

1981 – O Homem de Ferro

Direção: Andrzej Wajda
Ano de Lançamento: 1981
País: Polônia

Sinopse: Um trabalhador comum que se torna um “homem de ferro” forjado pela experiência, um filho que faz as pazes com seu pai, um casal que se apaixona, um repórter buscando coragem para mudar sua vida e uma nação inteira passando por duras mudanças. Esses são os ingredientes deste filme de Andrzej Wajda, continuação de o “Homem de Mármore” (1977). Na Varsóvia de 1980, o Partido Comunista envia Winkel (Marian Opanian), um repórter alcoólatra e frágil, até o distrito de Gdansk, para descobrir os podres que estariam por trás das greves nos portos. Um dos focos principais dessa investigação seria o jovem Maciej Tomczyk (Jerzy Radziwiłowicz), um articulado trabalhador cujo pai foi morto durante os protestos de Dezembro de 1970. Fingindo interesse e simpatia, Winkel entrevista diversas pessoas que conhecem Tomczyk, incluindo sua esposa, a presidiária Agnieszka (Krystyna Janda). Ao fazer isso, Winkel se depara com uma realidade diferente da que ele imaginava, o que muda completamente sua visão acerca do regime comunista e do próprio Tomczyk.

 

1980 – Kagemusha – A Sombra do Samurai

Direção: Akira Kurosawa
Ano de Lançamento: 1980
País: Japão

Sinopse: Shingen, um poderoso Senhor da Guerra, torna-se lendário como o lema que decora os seus estandartes “veloz como o vento, silencioso como a floresta, feroz como o fogo, inalterável como a montanha”. Depois de uma grande batalha, Shingen, ferido de morte, ordena ao clã que procure um sósia para o substituir – para manter a sua morte em segredo, evitando assim o ataque dos seus inimigos. Mas este é um vulgar criminoso que tem de aprender a transformar-se num grande líder e comandar um exército de 25.000 leais guerreiros Samurai… Drama épico sobre conflitos feudais no Japão do século XVI, “Kagemusha” ganhou o grande prémio do festival de Cannes 1980, e é considerado um marco na carreira do conceituado realizador Akira Kurosawa.

 

1980 – O Show Deve Continuar

Direção: Bob Fosse
Ano de Lançamento: 1979
País: EUA

Sinopse: Joe Gideon (Roy Scheider) é um diretor de cinema e coreógrafo mulherengo, que trabalha simultaneamente na edição de seu filme e nos ensaios de um musical. Nisto ele sofre um enfarte e, com a vida por um fio, revê momentos da sua vida, transformando-os em sua imaginação em números musicais. Sua atenção é disputada por 4 mulheres: sua namorada, a ex-esposa, a filha e a Morte, representada por uma bela loira vestida de branco, que conversa com ele de forma bem instigante.

 

1979 – O Tambor

Direção: Volker Schlöndorff
Ano de Lançamento: 1979
País: Alemanha

Sinopse: Quinze anos antes da Segunda Guerra Mundial, nasce em Danzig o menino Oskar Matzerath. Quando completa três anos, afasta-se definitivamente de seu mundo pequeno-burguês, recusando-se a crescer. À medida que o tempo passa, Oskar distancia-se cada vez mais de seu monstruoso cotidiano – uma sociedade prestes a mergulhar no fascismo – e expressa seu desgosto com enervantes rufares de tambor e gritos lancinantes.

 

1979 – Apocalypse Now

Direção: Francis Ford Coppola
Ano de Lançamento: 1979
País: EUA

Sinopse: Francis Ford Coppola apresenta a versão reeditada de seu filme, lançado originalmente em 1979 e considerado por muitos sua obra-prima. O filme foi reeditado a partir do material bruto, recebendo 53 minutos de cenas que haviam ficado de fora. Segundo o diretor, era necessário retrabalhar o filme sem a pressão dos inúmeros problemas que envolviam o projeto na época de sua produção. Ele afirma que o filme ficou mais claro e vigoroso. Durante a guerra do Vietnã, o Capitão Willard (Martin Sheen), enlouquecido, desaparece na selva do Camboja a procura do Coronel Kurtz (Marlon Brando). Durante sua busca, o agente se depara com situações estarrecedoras e testemunha absurdos mostrados com dramaticidade, em uma odisséia muitas vezes surrealista, que mostra a devastação e o horror da guerra. Adaptação do livro Heart of Darkness , de Joseph Conrad.

 

1978 – A Árvore dos Tamancos

Direção: Ermanno Olmi
Ano de Lançamento: 1978
País: Itália

Sinopse: A vida e as dificuldades de uma comunidade de camponeses da região de Bérgamo, no norte da Itália. Uma das famílias decide colocar o filho na escola em vez de utilizá-lo na lavoura. Eles enfrentam muitas dificuldades, pois a escola fica muito longe e eles mal têm condições de comprar roupas para o menino.

 

1977 – Pai Patrão

Direção: Paolo & Vittorio Taviani
Ano de Lançamento: 1977
País: Itália

Sinopse: Aos seis anos de idade, Gavino é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando de ovelhas. Todas as suas tentativas de mudar de vida são abortadas pela ignorância e violência do patriarca. Aos vinte anos, ainda analfabeto, Gavino acaba entrando para o exército, onde pode enfim adquirir algum conhecimento de base. Renunciando à carreira militar, ele volta à sua terra para seguir estudando. No entanto, o choque com o pai é inevitável. Baseado no romance autobiográfico de Gavino Ledda.

 

1976 – Taxi Driver

Direção: Martin Scorsese
Ano de Lançamento: 1976
País: EUA

Sinopse: Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter.

 

1975 – Crônica dos Anos de Fogo

Direção: Mohammed Lakhdar-Hamina
Ano de Lançamento: 1975
País: Argélia

Sinopse: Vencedor do prestigiado Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1975, “Chronique Des Années De Braise” retrata a luta da Argélia pela independência do domínio colonial francês. A história segue a migração de um camponês de sua aldeia devastada pela seca à sua eventual participação com o movimento de resistência argelina, pouco antes da eclosão da Guerra de Independência da Argélia.

 

1974 – A Conversação

Direção: Francis Ford Coppola
Ano de Lançamento: 1974
País: EUA

Sinopse: Harry Caul (Gene Hackman), é um expert em vigilância, conhecido nacionalmente por seu profissionalismo. Ele é contratado pelo diretor de uma grande empresa para vigiar e gravar as conversas de um casal de amantes. Porém, no passado um trabalho dele provocou a morte de três pessoas, diante desse novo trabalho ele teme que algo parecido aconteça.

 

1973 – Espantalho

Direção: Jerry Schatzberg
Ano de Lançamento: 1973
País: EUA

Sinopse: Em uma estrada da Califórnia Max (Gene Hackman) e Lion (Al Pacino), dois desconhecidos, se encontram. Max saiu da prisão recentemente, após ter cumprido uma pena de sete anos por assalto, e Lion é um marinheiro que passou seis anos no mar. O primeiro planeja ir para Pittsburg, onde sonha em abrir um lava-carros. O segundo deseja ver a mulher, que abandonou, e conhecer o filho de cinco anos. Os dois juntos decidem atravessar o país em busca de uma vida melhor. Nesta jornada o ex-presidiário aprende a controlar seu temperamento e o marinheiro se torna uma pessoa mais responsável.

 

1973 – O Assalariado

Direção: Alan Bridges
Ano de Lançamento: 1973
País: Reino Unido

Sinopse: A britânica Lady Franklin, sofrendo de depressão desencadeada pela morte de seu marido, recebe alta para ir pra casa. Ainda se recuperando, desenvolve uma relação de amizade com seu motorista Ledbetter (incomum na alta sociedade britânica), o único que lhe ouve e responde com afeto. Mas essa relação, e consequente amor, pode não se sustentar com a presença do capitão Hugh Cantrip, um antigo conhecido de seu finado marido.

 

1972 – O Caso Mattei

Direção: Francesco Rosi
Ano de Lançamento: 1972
País: Itália

Sinopse: Cinebiografia do industrial italiano Enrico Mattei. Dono de um império no setor de energia, o empresário morreu em circunstâncias misteriosas num acidente de avião em 1962. Para se manter livre da interferência do governo, Mattei gastava grandes quantias em dinheiro com suborno de autoridades. Quando pretendeu transformar a Itália numa potência petrolífera mundial, passou a enfrentar dificuldades.

 

1972 – A Classe Operária Vai ao Paraíso

Direção: Elio Petri
Ano de Lançamento: 1971
País: Itália

Sinopse: Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado pelo mesmo motivo por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe, até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.

 

1971 – O Mensageiro

Direção: Joseph Losey
Ano de Lançamento: 1971
País: Reino Unido

Sinopse: Leo Colston relembra um fato ocorrido quando ele era garoto, quando serviu de intermediário entre Marian, uma mulher aristocrática, e Ted Burgess, um rude fazendeiro, entregando-lhes cartas de amor. Vencedor da Palma de Ouro em 1971 no “Festival de Cannes” e baseado em romance homônimo de L.P. Hartley.

 

1972 – A Classe Operária Vai ao Paraíso

Direção: Elio Petri
Ano de Lançamento: 1971
País: Itália

Sinopse: Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado pelo mesmo motivo por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe, até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.

 

1970 – MASH

Direção: Robert Altman
Ano de Lançamento: 1970
País: EUA

Sinopse: Durante a Guerra da Coréia, dois cirurgiões do hospital móvel do exército vivem atormentados pela enorme tensão causada pelo grande número de soldados feridos que chegam a todo instante dos campos de batalha. Eles passam a recorrer a álcool, rebeldia e mulheres como forma de obter algum alívio para as suas preocupações.

 

1969 – Se…

Direção: Lindsay Anderson
Ano de Lançamento: 1968
País: Reino Unido

Sinopse: Em uma escola pública inglesa estuda o jovem Mick Travis (Malcolm McDowell). Ele lidera um grupo de alunos rebeldes, os Crusaders. Insatisfeitos com o opressor sistema educacional, eles planejam uma grande vingança.

 

1967 – Blow Up – Depois Daquele Beijo

Direção: Michelangelo Antonioni
Ano de Lançamento: 1966
País: Itália

Sinopse: O fotógrafo profissional Thomas não viu nada – e viu tudo. Ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal no parque revelam um assassinato em progresso. Revelam mesmo? Ganhador dos prêmios de Melhor Filme e Diretor em 1966 pela National Society of Film Critics, “Depois Daquele Beijo” de Michelangelo Antonioni é um influente e estiloso estudo sobre a paranóia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e The Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. David Hemmings interpreta o fotógrafo cansado estimulado pelo mistério de suas fotografias.Vanessa Redgrave é a mulher evasiva mostrada nas fotos. Mas cabe a você resolver o que há de verdade naquilo que você vê, naquilo que você não vê e aquilo que só a câmera consegue enxergar.

 

1966 – Confusões à Italiana

Direção: Pietro Germi
Ano de Lançamento: 1966
País: Itália

Sinopse: Três histórias. Um homem confessa e pede segredo sobre sua impotência sexual para um médico amigo, mas é traído. Um funcionário de banco, depois de uma tumultuada relação com uma garçonete, volta a ficar solteiro. Adultos exploram a ingenuidade de uma garota de sua vizinhança e se deparam com o pai da mesma como obstáculo.

 

1966 – Um Homem, Uma Mulher

Direção: Claude Lelouch
Ano de Lançamento: 1966
País: França

Sinopse: O despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulher precocemente viúva. Ele, piloto de corridas (Jean-Louis Trintignant). Ela, roteirista de cinema (Anouk Aimée). Os dois tentam conduzir um relacionamento sincero e bem humorado em meio às insistentes demandas familiares e profissionais.

 

1965 – A Bossa da Conquista

Direção: Richard Lester
Ano de Lançamento: 1965
País: Reino Unido

Sinopse: Em Londres um professor, Colin (Michael Crawford), aluga quartos em sua casa. Um inquilino, Tolen (Ray Brooks), é um sedutor incansável, que transa pelo menos 5 horas por dia. Colin quer aprender um pouco da arte de sedução, pois em dois anos só esteve com duas mulheres. A situação incomoda tanto Colin que ele imagina uma longa fila de jovens mulheres na sua casa, esperando para entrar no quarto de Tolen. Sentindo ciúme de Tolen com as mulheres, Colin lhe pede conselhos para ser um bom conquistador mas estes se revelam pouco práticos. Então Colin decide que seu primeiro passo será comprar uma cama grande e, quando está fazendo isto, conhece Nancy Jones (Rita Tushingham), que acaba de chegar na cidade.

 

1964 – Os Guarda-chuvas do Amor

Direção: Jacques Demy
Ano de Lançamento: 1964
País: França

Sinopse: Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família: uma loja de guarda-chuvas, que é elegante mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar, mas antes de partir Guy e Geneviève fazem amor e ela engravida. Assim ela tem que escolher entre esperar pelo retorno de Guy ou aceitar uma proposta de casamento de Roland Cassard (Marc Michel), comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê como se fosse seu.

 

1963 – O Leopardo

Direção: Luchino Visconti
Ano de Lançamento: 1963
País: Itália

Sinopse: Um premiado filme de 1963 do diretor italiano Luchino Visconti, baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Estrelado por Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale entre outros, o filme foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, no ano de seu lançamento; Sicília, durante o período do “Risorgimento”, o conturbado processo de unificação italiana. O príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster) testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, lutando para manter seus valores em meio a fortes contradições políticas.

 

1962 – O Pagador de Promessas

Direção: Anselmo Duarte
Ano de Lançamento: 1962
País: Brasil

Sinopse: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão(Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

 

1961 – Viridiana

Direção: Luis Buñuel
Ano de Lançamento: 1961
País: México

Sinopse: Pouco antes de ser ordenada freira, Viridiana faz uma visita ao seu solitário tio, que está à beira da morte. O homem, pervertido e obcecado pela sua beleza, tenta seduzi-la de todas as formas, antes de morrer repentinamente. Com a sua morte, acaba desistindo de ser freira, passando a morar na casa deixada pelo tio. Decide transformá-la em um albergue, movida pelo seu sentimento cristão de piedade e solidariedade, mas os mendigos que lá abriga, acabam lhe mostrando as verdadeiras facetas dos seres humanos. Outra obra magistral de Buñuel. Um filme maravilhoso com um roteiro cheio de irreverências, naturalismo, surrealismo, humor negro e tragédia. Uma história inesquecível, fantástica e imprescindível.

 

1961 – Uma Tão Longa Ausência

Direção: Henri Colpi
Ano de Lançamento: 1961
País: França

Sinopse: Uma dona de um café de aldeia julga reconhecer num vagabundo, o seu marido deportado durante a II Guerra Mundial, mas o homem que perdeu a sua memória não se lembra de acontecimentos anteriores a 1945, com os quais se vê confrontado. Remete-nos para uma visão reveladora do amor, como último contraforte da humanidade. A visão do rosto interior de alguém toca pela essência dois seres cujas existências podem e devem ver-se transformadas e expandidas numa revolução intima libertadora. A ausência traumática aponta-nos a alienação social que o amor teima em ganhar.

 

1960 – A Doce Vida

Direção: Federico Fellini
Ano de Lançamento: 1960
País: Itália

Sinopse: Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni em desempenho memorável) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, freqüenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

 

1959 – Orfeu Negro

Direção: Marcel Camus
Ano de Lançamento: 1959
País: França

Sinopse: No Carnaval Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista que morra no morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). Mas o amor de Orfeu por Eurídice irá despertar o ciúme de sua ex-noiva, Mira (Lourdes de Oliveira).

 

1958 – Quando Voam As Cegonhas

Direção: Mikhail Kalatozov
Ano de Lançamento: 1957
País: URSS

Sinopse: A União Soviética perdeu, na II Guerra Mundial, pelo menos dez por cento de sua população. A efetiva proibição de um honesto retrato da guerra até a morte de Stálin, em 1953, paralisou o cinema. Em 1956 a ditadura enterneceu e isso foi sentido por toda a sociedade e cultura. Os cineastas deixaram de lado aqueles monótonos clichês e exploraram suas histórias, num cinema municioso, misto de ambivalência e incertezas. Esta produção sobre a guerra é um dos marcos da história do cinema soviético. Um filme considerado uma obra primorosa na URSS, que obteve grande sucesso internacional, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Assistir Quando Voam as Cegonhas é uma incrível experiência que nos faz reviver um período de lágrimas e derrotas, quando o mundo, assolado pela guerra, se calou diante de tanta destruição e dor…

 

1957 – Sublime Tentação

Direção: William Wyler
Ano de Lançamento: 1956
País: EUA

Sinopse: Em 1862, no estado de Indiana, Jess Birdwell (Gary Cooper), sua esposa Eliza (Dorothy McGuire), seus filhos adolescentes Josh (Anthony Perkins) e Mattie e o pequeno Jess, uma família de religiosos, vivem pacificamente em sua fazenda. Eliza é ministra em sua igreja e todos seguem os rígidos princípios de sua religião. Porém, quando às tropas rebeldes do sul ameaçam a família Birdweell e seus vizinhos e amigos, Jess decide lutar para defender duas terras e Jess, um homem de poucas palavras e muitos dons, é obrigado a tomar uma grande e difícil decisão de manter sua fé, indo contra os princípios de sua religião, ou lutar por aquilo que ama…

 

1956 – O Mundo do Silêncio

Direção: Louis Malle, Jacques-Yves Cousteau
Ano de Lançamento: 1956
País: França

Sinopse: Passando por várias localidades, do Mediterrâneo e Oceano Índico, o documentário investiga e captura os mistérios dos habitats aquático, como: barcos naufragados, jardins de corais e a rica fauna com suas cores deslumbrantes. Um retrato que vai de encontro com a brutalidade da exploração submarina e do mundo natural. Co-dirigido pelo famoso francês oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau e o jovem Louis Malle.

 

1955 – Marty

Direção: Delbert Mann
Ano de Lançamento: 1955
País: EUA

Sinopse: No Bronx vive Marty Piletti (Ernest Borgnine), um açougueiro italiano solitário com 34 anos que acha que nenhuma mulher vai se interessar por ele, apesar de sua mãe insistir que ele deve encontrar uma jovem para se casar. Numa noite de sábado, por insistência da mãe, ele vai dançar e conhece uma professora (Betsy Blair), que sente-se rejeitada como ele. Entre os dois surge algo que esperavam há muito tempo, mas ambos também são dominados por uma forte dose de insegurança, que pode prejudicar a relação.

 

1954 – O Portão do Inferno

Direção: Teinosuke Kinugasa
Ano de Lançamento: 1953
País: Japão

Sinopse: Em 1159, durante uma tentativa de golpe contra a realeza, arma-se um plano para que a família real possa fugir. Uma senhora da corte aproveita a situação e se faz passar de esposa de um Lorde para sair da cidade. Ela conta com a ajuda de um samurai, que a escolta com segurança. Mais tarde, o samurai pede ao Lorde como recompensa a mão desta mulher em casamento. Mas ele descobre que ela já é casada. O samurai não irá desistir e chegará a desafiar o marido de sua amada para que a deixe, o que irá gerar trágicas consequências.

 

1953 – O Salário do Medo

Direção: Henri-Georges Clouzot
Ano de Lançamento: 1953
País: França

Sinopse: No começo tudo parece pouco interessante, mas, aos poucos, um clima de suspense toma conta da história e o espectador fica sem fôlego, tal o ritmo emocionante que Clouzot imprime a seu filme – narra a vida sem perspectivas de quatro estrangeiros num num vilarejo de país não especificado da América do Sul. Mario (Yves Montand) vive de bicos e sonha em voltar para a França. Uma comanhia de petróleo americana, que domina a região, vai pagar US$ 2.000 dólaresl para que ele vá, junto com os três amigos, levar um carregamento de nitroglicerina para explodir um poço de petróleo em chamas. Todos estão dispostos a arriscar a vida e fazem a viagem nas esburacadas estradas, onde qualquer solavanco mais forte poderá jogar os aventureiros pelos ares.

 

1952 – Dois Vinténs De Esperança

Direção: Renato Castellani
Ano de Lançamento: 1952
País: Itália

Sinopse: Boscotrecase, província de Nápoles: Antonio acabou de voltar do serviço militar e está encarando a dura realidade do pós-guerra, aprendendo a arte de sobreviver. Ele tem a mãe e várias irmãs para sustentar sozinho, e por isso ele aceita todo emprego que aparece. Logo conhece Carmela, filha do fabricante de fogos de artifício da cidade, que Antonio rejeita no começo devido a sua situação financeira, mas ela não desiste, e logo ele também a quer a todo custo.

 

1951 – Milagre em Milão

Direção: Vittorio de Sica
Ano de Lançamento: 1951
País: Itália

Sinopse: Milagre em Milão é uma fábula inesquecível premiada com a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes. Uma mulher adota um bebê abandonado em sua horta. Depois de sua morte, o garoto é enviado para o orfanato. Ao completar 18 anos, Totó vai para Milão, onde passa a morar num terreno ocupado por miseráveis, mudando a vida de todos com sua bondade. Após descobrirem petróleo, os moradores são ameaçados pelo proprietário, que manda a polícia desocupar o local. Quando tudo parece perdido, Totó recebe uma ajuda dos céus, começando a fazer muitos milagres.

 

1951 – Senhorita Julie

Direção: Alf Sjöberg
Ano de Lançamento: 1952
País: Suécia

Sinopse: A história conta o envolvimento de uma jovem de familia aristocrática com um ambicioso serviçal. Embalados pelo vinho eles relembram vivências diferentes, falam do abismo social que os separa e se entregam aos desejos mais secretos. Em uma noite, o que seria uma aventura, transforma-se em uma tensa disputa de classes, de sexo e interesses.

 

1949 – O Terceiro Homem

Direção: Carol Reed
Ano de Lançamento: 1949
País: Reino Unido

Sinopse: Holly Martins é um escritor americano que acabou de chegar a Viena do pós-guerra a convite de seu velho amigo Harry Lime. Logo após sua chegada Holly descobre que seu amigo havia morrido em circunstâncias misteriosas. Ele decide investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry.

 

1939 – Aliança de Aço

Direção: Cecil B. DeMille
Ano de Lançamento: 1939
País: EUA

Sinopse: Cecil B. DeMille nos leva de volta ao ano 1860, então reconstrói a primeira ferrovia intercontinental, a Union Pacific. Um dos últimos feitos do Presidente Lincoln foi autorizar a expansão da Union Pacific para o oeste dos EUA. Um espetáculo real e histórico, que as vezes mescla as aventuras fictícias do inspetor ferroviário (McCrea), a bilheteira (Stanwyck), e o melhor amigo de McCrea, Preston. Infelizmente, Preston une-se a Donlevy, que está empenhado a destruir a ferrovia, em nome de um cartel de políticos corruptos. Durante um ataque indígena, McCrea e Preston lutam lado a lado para salvar Stanwyck, então o inspetor tenta convencer Preston, a tornar-se um homem honesto.

35 Comentários

  1. Diego - 28 de fevereiro de 2017

    Que Deus te abençoe, meu fi! Obrigada por disponibilizar tantas obras maravilhosas!

  2. Léia Neves - 25 de março de 2017

    Que links maravilhosos! Muito obg por disponibilizá-los <3

  3. lucas - 16 de maio de 2017

    ótimos,amei demais
    obrigado

Deixe um comentário

Oi, só pra deixar de aviso, os pedidos pendentes de correção de links já passam dos quinhentos. Logo, se eu demorar pra atender seu pedido por favor não me crucifique mentalmente. :}

SOBRE OS LINKS REMOVIDOS: Pessoal, mais uma vez, todos os nossos links foram derrubados. Ainda não sei o que farei após esse segundo nocaute. A princípio, pensei em reupar tudo paulatinamente, e daí comecei pelos filmes do Oscar, mas em pouco menos de 1 dia meu HD já pediu arrego.

Como vocês sabem, no processo de postagem eu sempre baixo um ou mais releases pra verificar quais as condições do arquivo. E esse uso excessivo (afinal, todos os releases postados acabam passando pelo meu HD) acaba, aos poucos, arruinando o HD. E agora, bem, eu preciso reaver mais de 5000 links quebrados.

Eu tinha um backup de todos os filmes, tudo arrumadinho, torrents e legendas separados em pastas por diretores, filmes, décadas, etc, mas, infelizmente, eu o perdi junto com o meu primeiro HD, quando ele foi pro saco. Não penso em encerrar o site dessa vez, até por conta do trabalho que esse danado já me deu, mas preciso de opções..

Pensei em colocar um botãozinho de doação no site, pra ver se consigo juntar o suficiente pra um novo HD. Enquanto isso, não sei o que farei a respeito dos links. Embora, sim, cuidarei da edição especial do Oscar, mesmo com esse problema.

Bem, é isso. Fico o aviso, pessoal. Agradeço a força e a compreensão de vocês.