Oscar: Melhor Filme Estrangeiro – Todos os Vencedores

  • 22 de abril de 2016
  • 18

2016 – O Filho de Saul

Direção: László Nemes
Ano de Lançamento: 2015
País: Hungria

Sinopse: Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau. Saul Ausländer é um húngaro membro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do acampamento e forçados a ajudar os nazistas na máquina de extermínio em grande escala. Enquanto trabalhava em um dos crematórios, Saul descobre o cadáver de um menino que toma por seu filho. Enquanto o Sonderkommando planeja uma rebelião, Saul decide realizar uma tarefa impossível: salvar o corpo da criança das chamas, encontrar um rabino para recitar o Kadish do enlutado e oferecer ao menino um enterro apropriado.

 

2015 – Ida

Direção: Pawel Pawlikowski
Ano de Lançamento: 2013
País: Polônia

Sinopse: A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.

 

2014 – A Grande Beleza

Direção: Paolo Sorrentino
Ano de Lançamento: 2013
País: Itália

Sinopse: A história de um jornalista já idoso, que amargamente relembra sua apaixonada e perdida juventude. Em Roma, durante o verão, o escritor Jep Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance O Aparelho Humano, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

 

2013 – Amor

Direção: Michael Haneke
Ano de Lançamento: 2012
País: Áustria

Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Eles têm uma filha musicista que vive com a família em um país estrangeiro. O casal de idosos passa por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste.

 

2012 – A Separação

Direção: Asghar Farhadi
Ano de Lançamento: 2011
País: Irã

Sinopse: Simin e seu marido Nader estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Mas Nader, preocupado com seu pai, que sofre de Alzheimer, acaba desistindo da viagem. Decepcionada, Simin entra com pedido de divórcio, que é negado pela vara de família. Ainda assim, ela decide sair de casa, deixando Termeh para trás. Sem conseguir lidar com todas essas mudanças, Nader contrata a jovem Razieh para cuidar de seu pai doente. Grávida, a moça está trabalhando escondida do marido.

 

2011 – Em um Mundo Melhor

Direção: Susanne Bier
Ano de Lançamento: 2010
País: Dinamarca

Sinopse: Anton (Mikael Persbrandt) é um médico que trabalha em um campo de refugiados em um lugar qualquer da África. Na Dinamarca, seu país natal, estão sua mulher Marianne (Trine Dyrholm) e seus dois filhos, Elias (Markus Rygaard) e Morten (Toke Lars Bjarke). Paralelamente, acompanhamos a história do garoto Christian (William Jøhnk Nielsen) que emigra para a Dinamarca, ao lado de seu pai Claus (Ulrich Thomsem) logo após a morte da mãe. Dois mundos distintos que irão se cruzar.

 

2010 – O Segredo dos Seus Olhos

Direção: Juan José Campanella
Ano de Lançamento: 2009
País: Argentina

Sinopse: Entre as plataformas 7 e 8 de uma estação de trem, uns olhos se destacam. Um homem tenta superá-los e pega uma pasta de couro, caminhando em seguida junto ao trem parado. Esta é uma cena de despedida. Ela habita a memória do agora aposentado Benjamín Esposito (Ricardo Darín). O antigo oficial de Justiça insiste em escrever um romance sobre o seu passado, que envolve não apenas aquela separação emocionada na estação de trem, mas também um crime hediondo. Utilizando como pretexto a sua busca pelo que realmente ocorreu com o culpado do caso Morales, Benjamín tenta também fazer as pazes com o seu próprio passado, especialmente no que se refere a sua antiga chefe, a juíza Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil).

 

2009 – A Partida

Direção: Yojiro Takita
Ano de Lançamento: 2008
País: Japão

Sinopse: Daigo Kobayashi é um jovem casado que acabou de ser dispensado da orquestra na qual tocava violoncelo. De repente, vagando pelas ruas sem emprego ou mesmo esperanças em relação à carreira, Daigo decide voltar para sua cidade natal na companhia da esposa. Lá, o único trabalho imediato que lhe aparece é como “nokanshi”, uma espécie de coveiro especial responsável pela cerimônia de lavagem e vestimenta dos mortos antes que suas almas caminhem para o outro mundo. Daigo comporta-se com seriedade, algo como um burocrata, um porteiro entre o céu e a terra. Ocorre que seu trabalho é simplesmente desprezado pela esposa de Daigo e por todos ao seu redor. Mas é através da morte que ele finalmente compreende o sentido da vida.

 

2008 – O Falsário

Direção: Stefan Ruzowitzky
Ano de Lançamento: 2007
País: Áustria

Sinopse: História real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon “Sally” Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow), superintendente da SS. Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir centenas de milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.

 

2007 – A Vida dos Outros

Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Ano de Lançamento: 2006
País: Alemanha

Sinopse: A história se passa na Berlim oriental, em novembro de 1984. Cinco anos antes do fim da República Democrática Alemã (a DDR). O governo oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz (Ulrich Tukur) busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, o protagonista do filme, Gerd Wiesler (Ulrich Mühe) o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman (Sebastian Koch) e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck). Entretanto, a “operação” tem um desdobramento surpreendente: ao submergir no mundo e nas vidas dos observados, o agente passa por mudanças profundas.

 

2006 – Tsotsi: Infância Roubada

Direção: Gavin Hood
Ano de Lançamento: 2005
País: África do Sul

Sinopse: Uma noite, após sair ganhador de uma sangrenta briga de bar, Tsotsi (Presley Chweneyagae) rouba um carro. Enquanto acelera pela noite ele ouve um barulho no banco de trás e acaba sofrendo um acidente. Na traseira do carro descobre um bebê. Sem saber o que fazer, leva-o para o gueto de Johanesburgo em que vive. Lá convencerá a jovem mãe Miriam (Terry Pheto) a cuidar de “seu filho”, numa relação que logo provocará mais confrontos.

 

2005 – Mar Adentro

Direção: Alejandro Amenábar
Ano de Lançamento: 2004
País: Espanha

Sinopse: Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

 

2004 – As Invasões Bárbaras

Direção: Denys Arcand
Ano de Lançamento: 2003
País: França

Sinopse: À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.

 
 
 

2003 – Lugar Nenhum na África

Direção: Caroline Link
Ano de Lançamento: 2001
País: Alemanha

Sinopse: Em 1938, pouco antes de estourar a 2ª Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá o advogado Walter Redlich passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel, filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina, a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor um amigo. Quando a guerra está acabando Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele.

 

2002 – Terra de Ninguém

Direção: Danis Tanovic
Ano de Lançamento: 2001
País: Bósnia

Sinopse: Chiki e Nino são dois soldados que lutam por lados opostos em meio a Guerra da Bósnia. Em meio ao combate, eles se vêem ilhados em plena fronteira da guerra. Sem ninguém em quem confiar, sem poder deixar o local sem levar um tiro e ainda com um soldado ameaçando explodir o local caso eles se movam, os dois são obrigados a negociar por suas próprias vidas para poderem sobreviver.

 

2001 – O Tigre e o Dragão

Direção: Ang Lee
Ano de Lançamento: 2000
País: Hong Kong

Sinopse: A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio à Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão à uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

 

2000 – Tudo Sobre Minha Mãe

Direção: Pedro Almodóvar
Ano de Lançamento: 1999
País: Espanha

Sinopse: No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

 

1999 – A Vida é Bela

Direção: Roberto Benigni
Ano de Lançamento: 1997
País: Itália

Sinopse: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

 

1998 – Caráter

Direção: Mike van Diem
Ano de Lançamento: 1997
País: Holanda

Sinopse: Rotterdam, 1920. Um jovem advogado é preso, acusado da morte de um político importante. Ao defender sua inocência para polícia, ele conta a história de sua vida, revelando ser o filho bastardo do morto, um homem cruel que sempre o perseguiu. Baseado num clássico da literatura holandesa, cujo estilo remete a Charles Dickens e Franz Kafka.

 

1997 – Kolya, uma Lição de Amor

Direção: Jan Sverák
Ano de Lançamento: 1996
País: República Checa

Sinopse: A vida do violinista Frantisek Louka é um verdadeiro inferno. Demitido de uma importante orquestra da Tchecoslováquia, ele ganha a vida tocando em funerais no crematório da cidade. Seu sonho é comprar um carro e fazer uma bela viagem, mas ele não tem dinheiro algum. A sorte parece sorrir para ele quando decide casar com a prima de um dos coveiros, apenas para que a mulher possa obter a cidadania tcheca. Louka recebe uma ótima quantia em dinheiro, sem nenhuma obrigação… a não ser cuidar do filho de sua nova mulher, que resolveu desaparecer de uma hora para a outra, deixando a criança para trás! O nome do menino é Kolya, uma criança carinhosa e cheia de vida que está prestes a transformar, para sempre, a vida do rabugento Louka.

 

1996 – A Excêntrica Família de Antonia

Direção: Marleen Gorris
Ano de Lançamento: 1995
País: Holanda

Sinopse: Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.

 

1995 – O Sol Enganador

Direção: Nikita Mikhalkov
Ano de Lançamento: 1996
País: Rússia

Sinopse:Rússia, verão de 1936. Kotov, um herói revolucionário e comandante do exército russo, está passando uma temporada em sua casa de campo junto de sua filha e de sua esposa. Tudo corre bem até a chegada de seu velho amigo Dimitri, um homem charmoso que logo ganha as atenções das mulheres da casa. No entanto, Kotov sabe a verdade sobre o velho conhecido e, no meio do governo de Stalin, sabe que há algum perigoso segredo escondido por trás da aparente visita social de Dimitri.

 

1994 – Sedução

Direção: Fernando Trueba
Ano de Lançamento: 1992
País: Espanha

Sinopse: O filme conta a história de Fernando (Jorge Sanz), um jovem anarquista que ao desertar do exército monarquista foge para o interior do país. Vagando pelo campo sem destino, acaba encontrando Manolo (Fernando Fernán Gómez), outro anarquista que se identifica com suas idéias e lhe dá abrigo. A súbita maré de sorte de Fernando ainda não acabou. Ao contrário, está apenas começando. É que Manolo é pais de quatro mulheres maravilhosas. E as irmãs, sedentas de amor e cada uma à sua maneira, vão usar de todo seu charme para conquistar o inocente visitante. Difícil vai ser controlar o desejo e escolher apenas uma delas para amar.

1993 – Indochina

Direção: Régis Wargnier
Ano de Lançamento: 1992
País: França

Sinopse: Vietnã, anos 30: a francesa Eliane (Catherine Deneuve) é proprietária de um imenso seringal. Ela adota a órfã Camille, de 5 anos de idade, filha de um casal amigo de vietnamitas, mortos num acidente. A pequena é educada segundo os padrões franceses e cresce se transformando em uma bela jovem. A visita inesperada do oficial da Marinha Jean-Baptiste desperta a paixão de Eliane. Tempos depois, também Camille sucumbe à beleza galante do oficial. Já em plena revolução nacionalista da década de 40, Jean-Baptiste é trasferido para o norte do país.

 

1992 – Mediterrâneo

Direção: Gabriele Salvatores
Ano de Lançamento: 1991
País: Itália

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, com a missão de defender o lugar contra uma possível invasão inimiga, um punhado de soldados é deixado numa pequena ilha do mar da Grécia. Mas, o vilarejo parece abandonado e como não tem nenhum único inimigo a vista os soldados aproveitam o tempo para relaxar um pouco. Porém, a ilha não está deserta e quando os habitantes do local percebem que os soldados italianos são inofensivos, saem de seus esconderijos nas montanhas para dar seqüência a suas pacíficas vidas. Portanto, logo os soldados descobrem que serem deixados para trás em uma paradisíaca ilha grega esquecida por Deus, não é uma coisa tão ruim assim…

 

1991 – A Viagem da Esperança

Direção: Xavier Koller
Ano de Lançamento: 1990
País: Suiça

Sinopse: Num vilarejo paupérrimo do interior da Turquia, as histórias de sucesso econômico de turcos que foram viver na Suíça inspiram Haydar a fazer o mesmo. Ele convence a mulher, Meryem, e assim vende o pouco que tem para poder comprar as passagens. Mas ele deverá deixar com parentes os sete filhos. O pai de Haydar, no entanto, diz ao filho que ele precisa levar ao menos uma das crianças para estudar na Europa. Eles embarcam e tudo parece seguir tranquilamente. Mas durante a viagem eles são enganados por um homem que se diz guia, são abandonados nos Alpes e Haydar e o filho ainda se perdem de Meryem.

 

1990 – Cinema Paradiso

Direção: Giuseppe Tornatore
Ano de Lançamento: 1988
País: Itália

Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

 

1989 – Pelle, o Conquistador

Direção: Bille August
Ano de Lançamento: 1987
País: Dinamarca

Sinopse: No século XIX, Lasse (Max von Sydow) e seu filho, Pelle (Pelle Hvenegaard), são migrantes que deixam a Suécia e vão para a ilha de Bornholm, na Dinamarca, em busca de uma vida melhor. Eles encontram trabalho em uma grande fazenda. Porém, nesse emprego, são tratados quase como escravos e humilhados o todo. Pelle aprende a falar dinamarquês mas, ainda assim, é tratado como um estrangeiro. Pai e filho estão num impasse entre o sonho de uma vida melhor ou terem que submeter à tais condições de trabalho para conquistar essa vida nova.

 

1988 – A Festa de Babette

Direção: Gabriel Axel
Ano de Lançamento: 1987
País: Dinamarca

Sinopse: Dinamarca, século XIX. Filippa (Bodil Kjer) e Martine (Birgitte Federspiel) são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette (Stéphane Audran), uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e oferece-se para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.

 

1987 – O Ataque

Direção: Fons Rademakers
Ano de Lançamento: 1986
País: Holanda

Sinopse: Anton é um garoto de 12 anos, que vive com a sua família na Holanda durante o fim da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele testemunha um crime: as forças armadas holandesas assassinam por acidente um alemão. Para esconder o caso, movem o cadáver para o quintal da família de Anton. Logo, toda a família é acusada de traição, e todos são assassinados pelos alemães – com exceção do garoto, que consegue sobreviver. Décadas mais tarde, Anton é um adulto, e ele começa a investigar a real história que tirou a vida de sua família, confrontado os verdadeiros responsáveis pelo caso.

 

1986 – A História Oficial

Direção: Luis Puenzo
Ano de Lançamento: 1985
País: Argentina

Sinopse: Buenos Aires, década de 1980. Alicia (Norma Aleandro) é uma conservadora professora de história casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro). Completamente alheia à realidade argentina, Alicia começa a se dar conta dos acontecimentos recentes quando reencontra Ana (Chunchuna Villafañe), uma velha amiga que acaba de voltar do exílio. Sedenta por respostas, ela decide buscar pistas sobre a misteriosa origem de sua filha.

 

1985 – Fora de Controle

Direção: Richard Dembo
Ano de Lançamento: 1984
País: França

Sinopse: Ambientado durante a era da Cortina de Ferro, o filme conta a história de dois jogadores de xadrez que disputam o título mundial. Durante a partida, o embate transforma-se também num guerra política. Estréia de Richard Dembo na direção, o filme baseia-se muito livremente num episódio bizarro ocorrido durante uma célebre partida de xadrez entre Karpov e Korchnoi. Era o campeonato mundila de 1978 e, dizem, Korchnoi chegou a tal ponto de delírio que sugeriu que a platéia estava sob alguma intereferência psíquica e isso o estava atrapalhando.

 

1984 – Fanny e Alexander

Direção: Ingmar Bergman
Ano de Lançamento: 1982
País: Suécia

Sinopse: No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros.

1983 – Começar De Novo

Direção: José Luis Garci
Ano de Lançamento: 1982
País: Espanha

Sinopse: Albajara é um senhor já de idade, um intelectual ganhador do Prêmio Nobel de Literatura e que leciona na Universidade Berkeley, na Califórnia. Espanhol de nascimento, Albajara faz parte da geração que lutou na guerra civil espanhola e acabou se exilando na América. Isso foi nos anos de 1930 e, desde então, ele nunca mais voltou para sua cidade natal, Gijon. O que irá acontecer agora, depois de tanto tempo, quando lembranças daqueles dias serão rememoradas.

 

1981 – Moscou Não Acredita Em Lágrimas

Direção: Vladimir Menshov
Ano de Lançamento: 1979
País: URSS

Sinopse: Em 1958, três jovens amigas do interior, Katya, Lyudmila e Antonina, chegam a Moscou em busca de seus sonhos de casamento, filhos e sucesso profissional. Muito amigas, elas dividem um quarto de hotel, trabalham e se divertem juntas, até que acabam por seguir rumos diferentes em suas vidas. 20 anos depois, fazem um balanço do que aconteceu com suas vidas, sem nunca desistirem de encontrar o amor.

 

1980 – O Tambor

Direção: Volker Schlöndorff
Ano de Lançamento: 1979
País: Alemanha

Sinopse: Quinze anos antes da Segunda Guerra Mundial, nasce em Danzig o menino Oskar Matzerath. Quando completa três anos, afasta-se definitivamente de seu mundo pequeno-burguês, recusando-se a crescer. À medida que o tempo passa, Oskar distancia-se cada vez mais de seu monstruoso cotidiano – uma sociedade prestes a mergulhar no fascismo – e expressa seu desgosto com enervantes rufares de tambor e gritos lancinantes.

 

1979 – Preparem Seus Lenços

Direção: Bertrand Blier
Ano de Lançamento: 1978
País: França

Sinopse: Solange está deprimida, deixou de sorrir, fala muito pouco e não se alimenta direito. Por isso mesmo vive desmaiando. O marido de Solange, Raoul, tenta ajudá-la. E tem uma idéia pouco hortodoxa. Quando conhece Stephane, um estranho, o escolhe para ser amante de sua própria mulher. Mas nem isso resolve. Todos os amigos de Raoul concordam que Solange precisa ter um filho, mas ela também não consegue engravidar nem do marido e nem do amante. Um dia os três decidem ir a um camping e lá Solange conhece um precoce adolescente chamado Christian. De repente ela volta a sorrir.

1978 – Madame Rosa – A Vida À Sua Frente

Direção: Moshé Mizrahi
Ano de Lançamento: 1977
País: França

Sinopse: Madame Rosa vive num prédio de seis andares, sem elevador, no bairro Pigalle, em Paris. Ela é uma prostituta aposentada, judia e sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Vive adotando crianças abandonadas por outras prostitutas. Momo é o mais velho e seu favorito, um rapaz argelino que foi criado como muçulmano. Quando ele pergunta a ela sobre seus pais, ela sempre dá respostas evasivas. À medida que vai ficando mais velha e com mais crianças para cuidar, o dinheiro vai acabando e Momo precisa ajudar sua mãe. Um dia o pai de Momo aparece. E Madame Rosa, doente, não sabe o que fazer.

 

1977 – Preto e Branco em Cores

Direção: Jean-Jacques Annaud
Ano de Lançamento: 1976
País: Costa do Marfim

Sinopse: Colonos franceses na África de repente se vêem em meio a uma guerra contra os alemães. Certos de que precisam cumprir com o dever e ao mesmo tempo lutar contra os inimigos, eles imediatamente recrutam a população nativa. E dão a eles botas e armamentos, a fim de transformá-los em soldados. Diante do caos que se instala, surge um jovem e idealista geógrafo francês, o único mais racional, que decide controlar a guerra quando vê o fracasso daqueles inexperientes combatentes.

1976 – Dersu Uzala

Direção: Akira Kurosawa
Ano de Lançamento: 1975
País: Japão

Sinopse: O capitão Vladimir Arseniev (Yuri Solomin) é enviado pelo governo soviético para explorar e reconhecer as montanhas da Mongólia, juntamente com uma pequena tropa. Em meio a expedição eles encontram Dersu Uzala (Maksim Munzuk), um caçador que vive apenas nas florestas. Percebendo que Dersu conhece bastante o local, o que pode facilitar o trabalho, o capitão lhe oferece que acompanhe a tropa até o término da missão. É o início de uma forte amizade entre o capitão e Dersu, que aos poucos demonstra suas habilidades.

 

1975 – Amarcord

Direção: Federico Fellini
Ano de Lançamento: 1973
País: Itália

Sinopse: Numa pequena cidade italiana na década de 30, sob domínio do fascismo, várias histórias se cruzam com as de uma família cujos membros assistem às manifestações em honra do Duce (líder fascista Benito Mussolini), à passagens do transatlântico “Rex”, à chegada de um misterioso emir e suas odaliscas, aos filmes de Gary Cooper no cinema local è a passagem dos grandes pilotos da tradicional ” Mile Miglia “. Mágico e arrebatador, com personagens inesquecíveis criados a partir das lembranças da infância de Fellini (1920-1993). Tudo ao som de belos e nostálgicos temas musicas de Nino Rota.

 

1974 – A Noite Americana

Direção: François Truffaut
Ano de Lançamento: 1973
País: França

Sinopse: Muito da mágica do cinema não é projetada nas telas ou sequer capturada pelas câmeras. As intrigas de bastidores, as manias de cada membro da equipe e elenco, os segredos dos efeitos visuais e o imprevisto jamais chegam aos olhos do público na sala escura, embora seja exatamente a boa coordenação de todos esses ingredientes o que faz um filme acontecer. É por causa desses temperos que o cinema é uma arte e não uma ciência. Em A Noite Americana, o mestre François Truffaut traz um pouco da mística por detrás das câmeras mostrando um filme dentro de outro. Diretor de um provável fracasso, Ferrand (Truffaut) tem de contornar romances entre os membros da equipe e elenco, pressões comerciais, brigas, atores decadentes, lágrimas e risadas – ou seja: a rotina de uma filmagem para concluir seu filme a tempo.

1973 – O Discreto Charme da Burguesia

Direção: Luis Buñuel
Ano de Lançamento: 1972
País: França

Sinopse: Talentosa combinação de realidade e absurdo, este filme de Luis Buñuel é uma ácida e surrealista crítica à hipocrisia da burguesia, contada através da história de seis amigos que se reúnem para um jantar que acaba sendo interrompido por estranhos acontecimentos que misturam realidade com devaneios e sonhos das personagens.

 

1972 – O Jardim dos Finzi-Contini

Direção: Vittorio De Sica
Ano de Lançamento: 1970
País: Itália

Sinopse: No final dos anos 1930, em Ferrara, Itália, os Finzi-Contini são uma das importantes famílias da cidade. São aristocratas, ricos e judeus. Os filhos mais velhos – a bela Micol e o refinado Alberto – sempre reúnem os amigos para disputadas partidas de tênis, além de promover festas muito alegres. Giorgio é um dos amigos da família, apesar de ser um judeu de classe média. Ele está apaixonado por Micol. Mas eis que os italianos fascistas se aliam aos alemães nazistas, dando início à perseguição dos judeus. Baseado no romance de Giorgio Bassani.

 

1971 – Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita

Direção: Elio Petri
Ano de Lançamento: 1970
País: Itália

Sinopse: Em um momento de perturbação política interna na Itália, o inspetor de polícia (Gian Maria Volonté) recebe a tarefa de reprimir os dissidentes políticos. Dentre eles esta sua amante Augusta Terzi (Florinda Bolkan). Ele começa a testar os limites da polícia, vendo se irá ser acusado pelo crime. Assim, começa a plantar pistas óbivias que o identificam como o assassino da mulher, e vê seus colegas ignorando-as, seja intencionalmente ou não.

 

1970 – Z

Direção: Costa-Gavras
Ano de Lançamento: 1969
País: Argélia

Sinopse: Suspense político, trata de fatos reais ocorridos em 1963 na Grécia. Em cenário político tenso, professor de medicina e deputado grego, um dos líderes da oposição esquerdista, organiza juntamente com correligionários uma reunião pela paz e contra a permissão de instalação de mísseis balísticos americanos em território grego. Com dificuldades, a reunião é realizada mas ao concluir sua fala, o deputado é atropelado e acaba morrendo dias depois. A polícia conclui que foi um acidente mas há indícios que levam o juiz de instrução a suspeitar da versão da polícia. Quando mais ele se aprofunda nas investigações, mais descobre até onde os políticos de direita estão dispostos a ir para encobrir o assassinato.

 

1969 – Guerra e Paz

Direção: Sergei Bondarchuk
Ano de Lançamento: 1966
País: URSS

Sinopse: Baseado na obra-prima literária de Leo Tolstoy. A história se passa no início do século XIX, quando a Europa era controlada por Napoleão. A Rússia era um dos poucos países que conseguiu evitar o domínio francês, e preparava-se para enfrentar seu exército junto com a Áustria. Na batalha, o príncipe Andrei (Mel Ferrer) é ferido e retorna para casa, quando um tempo depois fica viúvo. Depois de dois anos de luto ele se interessa por Natasha Rostov (Audrey Hepburn), grande paixão de seu amigo Pierre Bezukhov (Henry Fonda). Ele, intelectual e filho bastardo de um aristocrata que após sua morte o deixa toda sua herança, também não pode fazer à corte a Natasha, pois já esta casado com a infiel Helene (Anita Ekberg). Quando uma nova guerra se inicia, Moscou é incendiada pelos próprios moradores para afugentar invasores. Mas uma tragédia mudará a vida de todas as pessoas desse país.

 

1968 – Trens Estreitamente Vigiados

Direção: Jirí Menzel
Ano de Lançamento: 1966
País: Tchecoslováquia

Sinopse: O jovem Milos segue os passos do pai e vai trabalhar numa estação ferroviária provincial. Decidido a fazer o mínimo esforço possível, começa a flertar com uma maestrina, evitando a ira do chefe da estação (que divide seu tempo em palestras de fundo moral e cuidando de seus pombos), e simultaneamente se esforçando em perder a virgindade, mesmo sofrendo de ejaculação precoce. Tanto em seus assuntos profissionais como pessoais, Milos é tutorado pelo mulherengo chefe da plataforma Hubicka, que também é membro da resistência. A sonolenta estação de trens acaba por se transformar em um pequeno mundo de excentrídade, bufonaria e desejo lúdico, ao qual o diretor Jiri Menzel dá o tom de uma comédia leve e arejada, tom esse que se dissipa quando as forças da história intervêm.

 

1967 – Um Homem, Uma Mulher

Direção: Claude Lelouch
Ano de Lançamento: 1966
País: França

Sinopse: O despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulher precocemente viúva. Ele, piloto de corridas (Jean-Louis Trintignant). Ela, roteirista de cinema (Anouk Aimée). Os dois tentam conduzir um relacionamento sincero e bem humorado em meio às insistentes demandas familiares e profissionais.

 

1966 – A Pequena Loja da Rua Principal

Direção: Ján Kadár, Elmar Klos
Ano de Lançamento: 1965
País: Tchecoslováquia

Sinopse: Um inepto camponês Tcheco divide-se entre a ganância e a culpa quando um chefe da base nazista de sua cidade o nomeia “Supervisor Ariano” de uma loja de botões de uma idosa viúva judia. Humor e tragédia fundem-se na sarcástica exploração da cordialidade de um homem comprometido com o horror do regime totalitário.

 

1964 – Oito e Meio

Direção: Federico Fellini
Ano de Lançamento: 1963
País: Itália

Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

 

1963 – Sempre aos Domingos

Direção: Serge Bourguignon
Ano de Lançamento: 1962
País: França

Sinopse: Sofrendo de amnésia, um ex-combatente vive atormentado por ter matado uma criança na guerra. Sua vida começa a mudar quando encontra uma menina abandonada pelo próprio pai e passa a se encontrar todo domingo com ela para brincar e, ao mesmo tempo, tentar lembrar de seu passado. Aos poucos, a relação entre os dois começa a ser mal interpretada, até mesmo pelos amigos de Pierre.

 

1962 – Através de um Espelho

Direção: Ingmar Bergman
Ano de Lançamento: 1961
País: Suécia

Sinopse: A história se passa no período de 24 horas e mostra os acontecimentos que envolvem uma família de quatro pessoas, de férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin, que sofre de esquizofrenia, ter recebido alta do sanatório onde estava internada. O marido de Karin, o médico Martin, conta ao sogro David que a doença da esposa é praticamente incurável. Enquanto isso, Minus, irmão adolescente de Karin, conta a ela sobre a falta de diálogo dele com o pai. David é um escritor atravessando um período de “bloqueio”. Ele reencontra a família após um longo tempo de ausência, mas avisa que logo irá retornar a viajar. Com o passar do dia, a esquizofrenia de Karin se manifesta cada vez mais, afetando a todos na ilha.

 

1961 – A Fonte da Donzela

Direção: Ingmar Bergman
Ano de Lançamento: 1960
País: Suécia

Sinopse: Suécia, século XIV. Num país dividido entre o cristianismo e o paganismo, um casal de cristãos fervorosos pede para a filha ir levar velas para a igreja do vilarejo. No caminho, a jovem é estuprada e assassinada por dois pastores, que sem saber acabam indo à casa dos pais da moça para pedir comida e abrigo.

 

1960 – Orfeu Negro

Direção: Marcel Camus
Ano de Lançamento: 1959
País: França

Sinopse: No Carnaval Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista que morra no morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). Mas o amor de Orfeu por Eurídice irá despertar o ciúme de sua ex-noiva, Mira (Lourdes de Oliveira).

 

1959 – Meu Tio

Direção: Jacques Tati
Ano de Lançamento: 1958
País: França

Sinopse: O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão high-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.

 

1958 – Noites de Cabiria

Direção: Federico Fellini
Ano de Lançamento: 1957
País: Itália

Sinopse: Giulietta Masina interpreta Cabíria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma em meados anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas. Por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Será que o destino só guarda desencantos para a pobre Cabíria?

 

1957 – A Estrada da Vida

Direção: Federico Fellini
Ano de Lançamento: 1954
País: Itália

Sinopse: A história passa-se na Itália do pós-guerra e mostra um homem, Zampanò (Anthony Quinn), um artista mambembe, que exibe os seus atributos físicos de força. Necessitado de uma assistente, acaba por comprar os serviços da filha de uma mulher pobre, possibilitando que a família desta consiga algum dinheiro para comer. Gelsomina (Giulietta Masina, esposa de Fellini) é uma simplória, mas uma tocante personagem que acompanha o rude Zampanò na sua jornada. A dupla cai na estrada, ganhando dinheiro em apresentações em pequenas cidades, nas quais Gelsomina é a responsável pelos toques de tambor. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanò. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.

 

1955 – Samurai: O Guerreiro Dominante

Direção: Hiroshi Inagaki
Ano de Lançamento: 1954
País: Japão

Sinopse: Ao lado do amigo Matahachi, o jovem órfão Takezo deixa seu vilarejo para se juntar ao exército e enfrentar uma batalha. Vendo-se perdedores, os dois procuram abrigo numa casa isolada onde vive a viúva Oko e sua filha Akemi. Oko acaba seduzindo Matahachi, que cai na tentação da mulher e se esquece de seu noivado com Otsu. Logo Oko, Matahachi e Akemi partem para viver em outro local, enquanto Takezo resolve voltar ao seu vilarejo. Lá ele narra os acontecimentos à família de Matahachi, que além de não aceitar os fatos ainda condena o jovem Takezo por traição. Ele será salvo da morte por um monge que irá ensinar ao rapaz o código dos samurais. O destino acaba colocando Otsu e Takezo no mesmo caminho. Apaixonada, ela promete a ele que irá esperar seu retorno como um cavaleiro errante.

 

1954 – Portal do Inferno

Direção: Teinosuke Kinugasa
Ano de Lançamento: 1953
País: Japão

Sinopse: Em 1159, durante uma tentativa de golpe contra a realeza, arma-se um plano para que a família real possa fugir. Uma senhora da corte aproveita a situação e se faz passar de esposa de um Lorde para sair da cidade. Ela conta com a ajuda de um samurai, que a escolta com segurança. Mais tarde, o samurai pede ao Lorde como recompensa a mão desta mulher em casamento. Mas ele descobre que ela já é casada. O samurai não irá desistir e chegará a desafiar o marido de sua amada para que a deixe, o que irá gerar trágicas consequências.

 

1952 – Brinquedo Proibido

Direção: René Clément
Ano de Lançamento: 1952
País: França

Sinopse: A pequena Paulette (Brigitte Fossey) fica órfã após um ataque aéreo sobre a França durante a Segunda Guerra. Acolhida por uma família do interior, ela torna-se companheira inseparável de Michel (Georges Poujouly), alguns anos mais velho. Mesmo em meio a brincadeiras, a morte, tão rotineira, não deixa de estar presente no imaginário dos dois, que decidem criar um cemitério de animais.

 

1951 – Rashomon

Direção: Akira Kurosawa
Ano de Lançamento: 1950
País: Japão

Sinopse: O filme descreve um estupro e assassinato através dos relatos amplamente divergentes de quatro testemunhas, incluindo o próprio criminoso e, através de um médium (Fumiko Honma), a própria vítima. A história se desvela em flashbacks conforme os quatro personagens — o próprio bandido (Toshiro Mifune), o samurai assassinado Kanazawa-no-Takehiro (Masayuki Mori), sua esposa Masago (Machiko Kyo) e o lenhador sem nome (Takashi Shimura) — recontam os eventos de uma tarde em um bosque. Mas é também um flashback dentro de um flashback, porque os relatos das testemunhas são recontados por um lenhador e um sacerdote (Minoru Chiaki) para um grosseiro plebeu (Kichijiro Ueda) enquanto eles esperam por uma tempestade em uma portaria arruinada. Cada história é mutuamente contraditória, deixando o espectador incapaz de determinar a verdade sobre os eventos.

 

1950 – Três Dias de Amor

Direção: René Clément
Ano de Lançamento: 1949
País: França/Itália

Sinopse: Pierre, um fugitivo da polícia francesa, encontra-se escondido no porão de um navio, quando uma dor de dente o obriga a procurar um dentista, em terra. Em Gênova, cidade que ainda se recupera dos estragos da guerra, é roubado e ajudado por uma menina cuja mãe, Marta, acaba conhecendo em circunstância, no mínimo, curiosa. Marta apaixona-se por Pierre e decide escondê-lo da polícia, além de prometer que irá acompanhá-lo em sua nova vida. Mas não é só a filha, Cecchina, que não está interessada em que o romance dê certo.

 

1949 – Ladrões de Bicicleta

Direção: Vittorio De Sica
Ano de Lançamento: 1948
País: Itália

Sinopse: Um operário desempregado consegue uma vaga na prefeitura como colocador de cartazes. Para retirar a bicicleta penhorada, a sua esposa empenha os lençóis. Porém, no primeiro dia de trabalho têm a sua bicicleta furtada. Sai com seu filho a procura nos revendedores de bicicletas usadas. Consegue avistar o ladrão, perseguindo-o por toda Roma num dia de domingo, sem conseguir prendê-lo.

 

1948 – O Capelão das Galeras

Direção: Maurice Cloche
Ano de Lançamento: 1947
País: França

Sinopse: São Vicente de Paulo (Pierre Fresnay) teve uma infância extremamente pobre e sofrida, e passou muitos anos trabalhando como escravo. Anos depois, ao tornar-se padre, começou os primeiros trabalhos humanitários de caridade, trabalhando para trazer paz e harmonia entre os nobres e os pobres durante o século XVII, na França, numa época em que a peste negra dizimava milhares de vidas.

 

1947 – Vítimas da Tormenta

Direção: Vittorio De Sica
Ano de Lançamento: 1946
País: Itália

Sinopse: Roma, 1945, a guerra chegou ao fim. Duas crianças desfavorecidas, Giuseppe e Pasquale, dedicam-se ao mercado negro para concretizarem o seu sonho: comprar um cavalo. São rapidamente apanhados e enviados para uma prisão de menores, onde reina a crueldade e a violência. Para poupar um castigo físico ao seu amigo, Pasquale, o mais velho, confessa a sua culpa. Mas Giuseppe considera este ato uma traição, que acaba com a sua amizade…

 

32 Comentários

  1. Helenna - 20 de dezembro de 2016

    Obrigada pelo site, possui uma excelente seleção ! Parabéns!

  2. Minerva D - 5 de janeiro de 2017

    estou amando esse site!!

  3. ANA ELISA PIENTA - 6 de janeiro de 2017

    Estou encantada com o site! Muito feliz! Obrigada!

  4. Mariana - 7 de janeiro de 2017

    Mas gente… To apaixonada por esse site.
    Que organização incrível!
    Parabéns pelo trabalho <3

  5. Ennes Cabral Paubel - 14 de janeiro de 2017

    Entrei no site por acaso. Foi uma das melhores surpresas da minha vida. O acervo é excelente. Parabéns pelo bom gosto, qualidade e organização. Já salvei a página nos meus favoritos.

  6. Edinei - 23 de janeiro de 2017

    Ótimo site. Parabéns!

  7. celso - 5 de março de 2017

    poderiam me passar o título de um filme mais antigo em preto branco que trata de uma sociedade totalmente controlada pelo estado inclusive com o uso de câmaras ?

  8. Luendisson Santos - 27 de abril de 2017

    ganhou oscar aquele filme iraniano a separaçao gostei muito desse filme, muito obrigado pelo bom site.

Deixe um comentário

Oi, só pra deixar de aviso, os pedidos pendentes de correção de links já passam dos quinhentos. Logo, se eu demorar pra atender seu pedido por favor não me crucifique mentalmente. :}

SOBRE OS LINKS REMOVIDOS: Pessoal, mais uma vez, todos os nossos links foram derrubados. Ainda não sei o que farei após esse segundo nocaute. A princípio, pensei em reupar tudo paulatinamente, e daí comecei pelos filmes do Oscar, mas em pouco menos de 1 dia meu HD já pediu arrego.

Como vocês sabem, no processo de postagem eu sempre baixo um ou mais releases pra verificar quais as condições do arquivo. E esse uso excessivo (afinal, todos os releases postados acabam passando pelo meu HD) acaba, aos poucos, arruinando o HD. E agora, bem, eu preciso reaver mais de 5000 links quebrados.

Eu tinha um backup de todos os filmes, tudo arrumadinho, torrents e legendas separados em pastas por diretores, filmes, décadas, etc, mas, infelizmente, eu o perdi junto com o meu primeiro HD, quando ele foi pro saco. Não penso em encerrar o site dessa vez, até por conta do trabalho que esse danado já me deu, mas preciso de opções..

Pensei em colocar um botãozinho de doação no site, pra ver se consigo juntar o suficiente pra um novo HD. Enquanto isso, não sei o que farei a respeito dos links. Embora, sim, cuidarei da edição especial do Oscar, mesmo com esse problema.

Bem, é isso. Fico o aviso, pessoal. Agradeço a força e a compreensão de vocês.