Oscar: Melhor Filme – Todos Os Vencedores

  • 29 de fevereiro de 2016
  • 19

2016 – Spotlight: Segredos Revelados

Direção: Thomas McCarthy
Ano de Lançamento: 2015

Sinopse: O drama conta a verdadeira e fascinante história da investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer feita pelo jornal Boston Globe, que viria a abalar a cidade e causar uma crise em uma das instituições mais antigas e confiáveis do mundo. Quando o time de repórteres da tenaz equipe Spotlight mergulha nas alegações de abuso na Igreja Católica, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo.

 

2015 – Birdman

Direção: Alejandro González Iñárritu
Ano de Lançamento: 2014

Sinopse: No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.

 
 

2014 – 12 Anos de Escravidão

Direção: Steve McQueen
Ano de Lançamento: 2013

Sinopse: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

 

2013 – Argo

Direção: Ben Affleck
Ano de Lançamento: 2012

Sinopse: 1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense.

 

2012 – O Artista

Direção: Michel Hazanavicius
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse: Hollywood, 1927. George Valentin é a grande estrela da noite de estreia de “A Russian Affair”, o seu mais recente filme. Nesse evento, conhece Peppy Miller, uma jovem bailarina e atriz em início de carreira. Com apoio de Valentin, que depressa se torna seu mentor e amigo, ela vai sendo acarinhada no meio, conquistando pouco a pouco mais protagonismo. Porém, dois anos depois, com o aparecimento do som na indústria cinematográfica, inicia-se o fim do cinema mudo e, por consequência, da carreira de Valentin.

 

2011 – O Discurso do Rei

Direção: Tom Hooper
Ano de Lançamento: 2010

Sinopse: Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso.

 
 

2010 – Guerra ao Terror

Direção: Kathryn Bigelow
Ano de Lançamento: 2011

Sinopse: Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos.

 
 

2009 – Quem Quer Ser Um Milionário?

Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan
Ano de Lançamento: 2008

Sinopse: Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”. Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

 
 

2008 – Onde os Fracos Não Tem Vez

Direção: Joel & Ethan Coen
Ano de Lançamento: 2007

Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

 

2007 – Os Infiltrados

Direção: Martin Scorsese
Ano de Lançamento: 2006

Sinopse: A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação.

 

2006 – Crash: No Limite

Direção: Paul Haggis
Ano de Lançamento: 2004

Sinopse: Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

 

2005 – Menina de Ouro

Direção: Clint Eastwood
Ano de Lançamento: 2004

Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio.

 
 

2004 – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Direção: Peter Jackson
Ano de Lançamento: 2003

Sinopse: Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf (Ian McKellen) e Pippin (Billy Boyd) partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden (Bernard Hill) em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo (Elijah Wood), Sam (Sean Astin) e Gollum (Andy Serkins) seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

 

2003 – Chicago

Direção: Rob Marshall
Ano de Lançamento: 2002

Sinopse: Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz.

 

2002 – Uma Mente Brilhante

Direção: Ron Howard
Ano de Lançamento: 2001

Sinopse: John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

 

2001 – Gladiador

Direção: Ridley Scott
Ano de Lançamento: 2000

Sinopse: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

 

2000 – Beleza Americana

Direção: Sam Mendes
Ano de Lançamento: 1999

Sinopse: Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da “aborrecente” Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

 

1999 – Shakespeare Apaixonado

Direção: John Madden
Ano de Lançamento: 1998

Sinopse: O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois.

 
 

1998 – Titanic

Direção: James Cameron
Ano de Lançamento: 1997

Sinopse: Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon.

 

1997 – O Paciente Inglês

Direção: Anthony Minghella
Ano de Lançamento: 1996

Sinopse: No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido (Ralph Fiennes) que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido e é conhecido apenas como o paciente inglês acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense (Juliette Binoche). Gradativamente ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher (Kristin Scott Thomas) do seu melhor amigo (Colin Firth) e de como este amor foi fortemente correspondido.

 

1996 – Coração Valente

Direção: Mel Gibson
Ano de Lançamento: 1995

Sinopse: No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

 
 
 

1995 – Forrest Gump – O Contador de Histórias

Direção: Robert Zemeckis
Ano de Lançamento: 1994

Sinopse: Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

 
 

1994 – A Lista de Schindler

Direção: Steven Spielberg
Ano de Lançamento: 1993

Sinopse: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos).

 

1993 – Os Imperdoáveis

Direção: Clint Eastwood
Ano de Lançamento: 1992

Sinopse: Por muito tempo ele tentou enterrar seu passado como um dos mais rápidos pistoleirosa do Oeste. Mas agora ele não tem como evitar: viúvo, sem dinheiro e com filhos para citar, temido Will Munny (Clint Eastwood de As pontes de Madison), cavalga novamente com o velho parceiro Ned Longan ( Morgan Freeman, de Robin Hood – Príncipe dos Ladrões) e o ambicioso Schofied Kid (Jaimz Woolvett) em busca de uma recompensa.

 
 

1992 – O Silêncio dos Inocentes

Direção: Jonathan Demme
Ano de Lançamento: 1991

Sinopse: Clarice Starling (Jodie Foster), agente novata do FBI, procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso.

 
 

1991 – Dança com Lobos

Direção: Kevin Costner
Ano de Lançamento: 1990

Sinopse: Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo, ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.

 
 
 

1990 – Conduzindo Miss Daisy

Direção: Bruce Beresford
Ano de Lançamento: 1989

Sinopse: Atlanta, 1948; Uma rica judia de 72 anos (Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim premiado do seu vizinho. O filho (Dan Aykroyd) dela tenta convencê-la de que seria o ideal ela ter um motorista, mas ela resiste a esta idéia. Mesmo assim o filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman) como motorista.

 
 

1989 – Rain Man

Direção: Barry Levinson
Ano de Lançamento: 1988

Sinopse: Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia.

 
 

1988 – O Último Imperador

Direção: Bernardo Bertolucci
Ano de Lançamento: 1987

Sinopse: A saga de Pu Yi (John Lone), o último imperador da China, que foi declarado imperador com apenas três anos e viveu enclausurado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos. Neste período se tornou um playboy, mas logo teria um papel político quando se tornou um pseudo-imperador da Manchúria, quando esta foi invadida pelo Japão.

 

1987 – Platoon

Direção: Oliver Stone
Ano de Lançamento: 1986

Sinopse: chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.

 

1986 – Entre Dois Amores

Direção: Sydney Pollack
Ano de Lançamento: 1985

Sinopse: Nos anos 20, Karen Blixen (Meryl Streep), uma rica dinamarquesa, vai morar em uma fazenda de café no Quênia com Bror Blixen-Finecke (Klaus Maria Brandauer), um barão com quem se casou por conveniência. Sendo mais amigos que amantes, o casal acaba se separando e enquanto ele vai embora ela continua trabalhando e se adaptando ao novo lar.

 
 

1985 – Amadeus

Direção: Milos Forman
Ano de Lançamento: 1984

Sinopse: Na Viena de 1781, o músico da corte austríaca Antonio Salieri admira e inveja o talento do jovem compositor e músico Wolfgang Amadeus Mozart, ao mesmo tempo que despreza sua vida libertina e obscena, seu comportamento grosseiro e pueril. Salieri se pergunta por quê Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade.

 
 

1984 – Laços de Ternura

Direção: James L. Brooks
Ano de Lançamento: 1985

Sinopse: A viúva Aurora (Shirley MacLaine) e sua filha Emma (Debra Winger), apesar de se amarem, têm uma relação conflituosa. Tudo muda quando a filha descobre que está com câncer e, ao mesmo tempo, descobre que foi traída pelo marido, Flap (Jeff Daniels). Simultaneamente sua mãe, após anos de solidão, passa a se interessar por Garrett Breedlove (Jack Nicholson), um vizinho paquerador.

 
 

1983 – Gandhi

Direção: Richard Attenborough
Ano de Lançamento: 1982

Sinopse: África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

 

1982 – Carruagens de Fogo

Direção: Hugh Hudson
Ano de Lançamento: 1981

Sinopse: As Olimpíadas de 1924, em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos bem diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Liddell corre usando seu talento natural, enquanto que Abrahams resolve contratar um treinador.

 

1981 – Gente como a Gente

Direção: Robert Redford
Ano de Lançamento: 1980

Sinopse: A morte prematura em um acidente de um dos filhos de uma família de classe média alta acaba afetando a todos, principalmente o irmão da vítima, que se considera responsável pelo ocorrido e está em tratamento psiquiátrico. No entanto a mãe faz questão de manter as aparências, para não dar a entender que a unidade familiar foi quebrada.

 
 
 

1980 – Kramer Vs Kramer

Direção: Robert Benton
Ano de Lançamento: 1979

Sinopse: Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.

 

1979 – O Franco Atirador

Direção: Michael Cimino
Ano de Lançamento: 1978

Sinopse: Os amigos Michael (Robert De Niro), Steven (John Savage) e Nick (Christopher Walken) são operários de uma fábrica na Pensilvânia que se alistam nas forças armadas para lutar na Guerra do Vietnã. Eles se despedem da família e dos amigos na festa de casamento de Steven e partem para a batalha. Um tempo depois, são capturados pelos vietcongues e passam por torturas físicas e psicológicas, sendo obrigados a jogar roleta russa entre eles. Os três amigos vão lutar para escapar dessa prisão.

 
 

1978 – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Direção: Woody Allen
Ano de Lançamento: 1977

Sinopse: Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.

 

1977 – Rocky – Um Lutador

Direção: John G. Avildsen
Ano de Lançamento: 1976

Sinopse: Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um lutador de boxe medíocre que trabalha como “cobrador” de um agiota, tem a chance de enfrentar Apollo Creed (Carl Weathers), o campeão mundial dos pesos-pesados, que teve a idéia de dar oportunidade a um desconhecido como um golpe publicitário. Mas Rocky decide treinar de modo intensivo, sonhando apenas em terminar a luta sem ter sido nocauteado pelo campeão.

 
 

1976 – Um Estranho no Ninho

Direção: Milos Forman
Ano de Lançamento: 1975

Sinopse: Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

 
 

1975 – O Poderoso Chefão 2

Direção: Francis Ford Coppola
Ano de Lançamento: 1974

Sinopse: Início do século XX. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Já adulto em Little Italy, Vito luta para ganhar a vida (legal ou ilegalmente) para manter sua esposa e filhos. Ele mata Black Hand Fanucci (Gastone Moschin), que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos.

 
 

1974 – Golpe de Mestre

Direção: George Roy Hill
Ano de Lançamento: 1973

Sinopse: Illinois, 1936. Dois vigaristas dão um golpe em um capanga de um chefão e embolsam uma grana alta. Mas isto não fica por assim, pois o chefe da quadrilha decide se vingar e mata um daqueles que lhe aplicaram o golpe. Porém, o outro foge e entra em contato com um ex-parceiro, sendo que ambos decidem aplicar no criminoso um tremendo conto do vigário, que abalará tremendamente as finanças deste chefão mafioso.

 
 

1973 – O Poderoso Chefão

Direção: Francis Ford Coppola
Ano de Lançamento: 1972

Sinopse: Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma “família” de Nova York que está feliz, pois Connie (Talia Shire), sua filha, se casou com Carlo (Gianni Russo). Porém, durante a festa, Bonasera (Salvatore Corsitto) é visto no escritório de Don Corleone pedindo “justiça”, vingança na verdade contra membros de uma quadrilha, que espancaram barbaramente sua filha por ela ter se recusado a fazer sexo para preservar a honra.

 

1972 – Operação França

Direção: William Friedkin
Ano de Lançamento: 1970

Sinopse: Marselha, França. Um assassino profissional, Pierre Nicoli, mata um detetive francês. Paralelamente em Nova York, Jimmy “Popeye” Doyle, um detetive da polícia, e Buddy “Cloudy” Russo, seu parceiro, investigam discretamente Salvatore “Sal” Boca, um pequeno comerciante, que está tendo gastos muito acima da sua renda. Cada vez existem mais indícios que grande parte da renda de Sal é ganha ilegalmente e, no processo, é ajudado pela esposa, Angie Boca.

 

1971 – Patton, Rebelde ou Herói?

Direção: Franklin J. Schaffner
Ano de Lançamento: 1970

Sinopse: Norte da África, 1943. Patton (George C. Scott) assume o comando e injeta disciplina nos seus subordinados. Na Segunda Guerra, preocupado com a batalha contra o Marechal Rommel (Karl Michael Vogler), Patton procura entendê-lo lendo o livro do próprio Rommel. Promovido, é enviado para a Itália, mas coloca o futuro de sua carreira em risco ao esbofetear um recruta que estava tendo um colapso nervoso.

 

1970 – Perdidos na Noite

Direção: John Schlesinger
Ano de Lançamento: 1969

Sinopse: Joe Buck (Jon Voight), um vaqueiro bonitão do Texas, está convencido de que é a salvação das mulheres solitárias de Nova Iorque, e vai tentar a sorte na “Big Apple”. O problema é que sua abastada cliente acaba não aparecendo – e a única fortuna que encontra é a amizade de Ratso Rizzo (Dustin Hoffman), um homem cheio de grandes sonhos, desleixado e que vive à custa dos outros.

 
 

1969 – Oliver!

Direção: Carol Reed
Ano de Lançamento: 1968

Sinopse: No século XIX, em um orfanato onde as crianças tomam só sopa e os administradores comem fartamente, Oliver Twist (Mark Lester), um órfão de 9 anos, “ousa” pedir mais comida. Por este motivo é vendido por três guinéus para o Sr. Sowerberry (Leonard Rossiter), o dono de uma funerária, que quer ver Oliver como seguidor de féretro em enterros de crianças.

 
 
 

1968 – No Calor da Noite

Direção: Norman Jewison
Ano de Lançamento: 1967

Sinopse: Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino.

 

1967 – O Homem Que Não Vendeu a Sua Alma

Direção: Fred Zinnemann
Ano de Lançamento: 1966

Sinopse: Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções.

 
 
 

1966 – A Noviça Rebelde

Direção: Robert Wise
Ano de Lançamento: 1965

Sinopse: No final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento.

 

1965 – Minha Bela Dama

Direção: George Cukor
Ano de Lançamento: 1964

Sinopse: Henry Higgins (Rex Harrison), um intelectual e professor de fonética, aposta que conseguirá, no período máximo de seis meses, transformar Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), uma simples florista de rua que não sabe falar direito, em uma dama. Mas a tarefa se mostra muito mais difícil do que tinha sido imaginada originalmente.

 
 
 

1964 – As Aventuras de Tom Jones

Direção: Tony Richardson
Ano de Lançamento: 1963

Sinopse: No século XVIII, uma criança abandonada é criada por um nobre inglês. Quando adulto, Tom Jones torna-se um playboy mulherengo. Mas quando seu tutor morre e ele se apaixona por Sophie, vê-se obrigado a mudar o seu comportamento.Tom Jones cresce como o filho de um cavalheiro inglês. Quando adulto, ele tem como seu grande amor Sophie Western, mas ao mesmo tempo não consegue resistir aos encantos de outras moças.

 

1963 – Lawrence da Arábia

Direção: David Lean
Ano de Lançamento: 1962

Sinopse: Conheça a história de T.E.Lawrence (Peter O’Toole), um jovem tenente que, insatisfeito com o trabalho de preencher mapas no quartel general durante a Primeira Guerra Mundial, acabou enviado para o deserto como observador, na região onde fica a atual Arábia Saudita.

 
 
 

1962 – Amor, Sublime Amor

Direção: Jerome Robbins/Robert Wise
Ano de Lançamento: 1961

Sinopse: No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido.

 
 

1961 – Se Meu Apartamento Falasse

Direção: Billy Wilder
Ano de Lançamento: 1960

Sinopse: Bud Baxter é um funcionário de uma companhia de seguros em Nova York que descobriu uma maneira mais rápida de evoluir de cargo: emprestar seu apartamento para que os executivos da empresa levam para lá suas amantes. O problema começa quando Fran Kubelik, uma dessas mulheres, tenta se matar em seu apartamento.

 
 
 

1960 – Ben-Hur

Direção: William Wyler
Ano de Lançamento: 1959

Sinopse: Judah Ben-Hur é um rico comerciante judeu, um príncipe, que vive durante o primeiro século da história. Quando seu melhor amigo de infância, o romano Messala, retorna a Jerusalém, agora como um tribuno e novo governador da região, tudo se complica devido às divergências políticas entre os dois.

 
 
 
 

1959 – Gigi

Direção: Vincente Minnelli
Ano de Lançamento: 1958

Sinopse: Gaston Lachaille (Louis Jourdan) é o solteiro mais cobiçado de Paris, sendo rico, bonito, bem vestido e com vários criados ao seu dispor. Gigi (Leslie Caron) é uma jovem irrequieta,
que recebe aulas de sua tia Alicia (Isabel Jeans) para se tornar uma dama da aristocracia. Eles são amigos, até que Gaston começa a se sentir atraído por Gigi.

 
 

1958 – A Ponte do Rio Kwai

Direção: David Lean
Ano de Lançamento: 1957

Sinopse: Soldados das Tropas Aliadas na Segunda Guerra, capturados ou em rendição, são levados a campos de prisioneiros na Tailândia, por soldados japoneses. Indicado para manter a disciplina entre os prisioneiros está o comandante do campo, o coronel japonês Saito, de rígida disciplina, mas que arranja um oponente a altura no disciplinador e regrado Coronel inglês Nicholson, indicado comandante pelos prisioneiros no campo por ter a maior patente.

 
 

1957 – A Volta ao Mundo em 80 Dias

Direção: Vincente Minnelli
Ano de Lançamento: 1956

Sinopse: Em 1872, o nobre inglês Phileas Fogg (David Niven) aposta 20.000 libras com seus colegas do Clube Reformatório de Londres de que ele consegue dar a volta no planeta em exatamente 80 dias. Ao lado do engenhoso valet Passepartout (Mario Moreno), ele busca cumprir o seu objetivo com aventuras em todos os continentes, acaba conhecendo e se encantando pela bela viúva Aouda (Shirley MacLaine), ao mesmo tempo que, em uma conspiração, é acusado de ter roubado o dinheiro que investiu na aposta.

 
 

1956 – Marty

Direção: Delbert Mann
Ano de Lançamento: 1955

Sinopse: No Bronx vive Marty Piletti (Ernest Borgnine), um açougueiro italiano solitário com 34 anos que acha que nenhuma mulher vai se interessar por ele, apesar de sua mãe insistir que ele deve encontrar uma jovem para se casar. Numa noite de sábado, por insistência da mãe, ele vai dançar e conhece uma professora (Betsy Blair), que sente-se rejeitada como ele.

 
 

1955 – Sindicato de Ladrões

Direção: Elia Kazan
Ano de Lançamento: 1954

Sinopse: Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle.

 

1954 – A Um Passo da Eternidade

Direção: Fred Zinnemann
Ano de Lançamento: 1953

Sinopse: Em 1941, Robert E. Lee Prewitt (Montgomery Cliff) pede transferência do exército e vai parar na base militar de Schofield, no Havaí. Seu novo capitão, sabendo que ele é um exímio boxeador, deseja que ele faça parte da equipe de boxe, mas ele se recusa terminantemente. Irritado, o capitão consegue que seus subordinados transformem a vida do novo recruta em um inferno.

 
 

1953 – O Maior Espetáculo da Terra

Direção: Cecil B. DeMille
Ano de Lançamento: 1952

Sinopse: O megalomaníaco empresário Brad Braden (Charlton Heston), proprietário de um circo chamado ”Ringling Brothers and Barnum & Bailey”, deseja organizar mais uma temporada de sucesso. Para isso, ele contrata um famoso trapezista conhecido como “O Grande Sebastian” (Cornel Wilde). Porém, Braden e Sebastian logo se tornam rivais, pois disputam o amor da também trapezista Holly (Betty Hutton).

 

1952 – Sinfonia de Paris

Direção: Vincente Minnelli
Ano de Lançamento: 1951

Sinopse: Jerry Mulligan (Gene Kelly) é um pintor norte-americano que tenta a sorte grande na charmosa e imortal Paris. Jerry tem seu talento “descoberto” por uma rica mulher, que tem muito mais interesses em Jerry do que apenas em seus quadros. Ao mesmo tempo, ele se apaixona por Lise (Leslie Caron), uma jovem francesa já comprometida.

 
 
 

1951 – A Malvada

Direção: Joseph L. Mankiewicz
Ano de Lançamento: 1950

Sinopse: Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.

 
 
 

1950 – A Grande Ilusão

Direção: Robert Rossen
Ano de Lançamento: 1949

Sinopse: O pacato advogado Willie Stark (Broderick Crawford) começa a ganhar fama por defender os mais pobres. Com reputação de homem honesto e apoiado pelas massas graças ao seu jeito caipira, o jurista popular passa a almejar novos objetivos, ingressando na política. Inicialmente subestimado, Stark começa a ganhar poder e se tornar tão corrupto quanto aqueles que um dia criticou.

 

1949 – Hamlet

Direção: Laurence Olivier
Ano de Lançamento: 1948

Sinopse: Príncipe dinamarquês (Laurence Olivier) procura vingar a morte do pai, pois o fantasma do rei narra que foi assassinado pelo irmão (Basil Sydney), que assumiu o trono e casou-se com a mãe de Hamlet (Eileen Herlie).

 
 
 
 

1948 – A Luz é Para Todos

Direção: Elia Kazan
Ano de Lançamento: 1947

Sinopse: Philip Green é um respeitado jornalista de uma famosa revista americana. Ele recebe como pauta o tema do antissemitismo, visivelmente crescente nos Estados Unidos. Após pensar em inúmeras metodologias para tratar sobre o assunto, ele decide trocar sua identidade e sente na pele os preconceitos sofridos pelos judeus durante seis meses.

 
 

1947 – Os Melhores Anos de Nossas Vidas

Direção: William Wyler
Ano de Lançamento: 1946

Sinopse: O ex-sargento Al Stephenson (Fredric March), o ex-piloto Fred Derry (Dana Andrews) e o marinheiro Homer Parrish (Harold Russel) retornam para casa após combater na Segunda Guerra Mundial. Dispostos a recomeçar a vida, os três veteranos vão ter de conciliar os traumas de guerra e vencer o difícil período de readaptação com suas famílias e antigos empregos.

 
 
 

1946 – Farrapo Humano

Direção: Billy Wilder
Ano de Lançamento: 1945

Sinopse: O melhor filme de 1945 não perdeu nada do seu toque de poder neste descompromissado olhar sobre os devastadores efeitos do alcoolismo. Ironicamente, este brilhante filme de Billy Wilder quase não foi lançado, devido à fraca reação de prévias exibições para audiência não acostumadas com um realismo tão forte vindo de Hollywood, mas o filme foi considerado um dos melhores dramas de toda a história do cinema.

 

1945 – O Bom Pastor

Direção: Leo McCarey
Ano de Lançamento: 1944

Sinopse: O jovem padre Chuck O’Malley levava uma vida animada de esportes, música e romance antes de entrar para o sacerdócio, mas seu olhar calmo e seus olhos cintilantes deixam claro que ele sabe que fez a escolha certa. Ele entra para uma paróquia para substituir o velho e conservador padre Fitzgibbon. Para isso, esforça-se para integrar-se à comunidade e ganhar a confiança de seu superior. Tudo vai bem, até a igreja é incendiada.

 

1944 – Casablanca

Direção: Michael Curtiz
Ano de Lançamento: 1942

Sinopse: Rick é dono de um famoso bar localizado em Casablanca, no Marrocos Francês, durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é rota de fuga para quem deseja evitar os nazistas, onde passes livres são vendidos por um salgado preço no mercado negro. Neste caótico ambiente, Rick encontra Ilsa, com quem tivera um amor interrompido inesperadamente há algum tempo, em Paris.

 
 

1943 – Rosa da Esperança

Direção: William Wyler
Ano de Lançamento: 1942

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, família da classe média inglesa vê a sua pacata e promissora vida modificar-se com a imposição do chamado ”esforço de guerra”: a mobilização de pessoas comuns para tarefas de apoio bélico. Assim se destaca Kay Miniver, fazendo seu melhor em uma Inglaterra em guerra. Winston Churchill diria que Sra. Miniver era mais vital para a nação do que uma frota de destroyers.

 
 
 

1942 – Como Era Verde o Meu Vale

Direção: John Ford
Ano de Lançamento: 1941

Sinopse: Baseado em romance homônimo de Richard Llewellyn, o filme conta a história de Huw Morgan que, aos 60 anos, relembra sua infância numa pequena cidade mineradora do País de Gales e as dificuldades atravessadas por sua família para sobreviver a uma severa crise econômica. Famoso pelo tom poético de evocação e pelas imagens sempre marcantes de Ford ao tratar da família, da amizade e da união entre pessoas nos momentos difíceis.

 
 

1941 – Rebecca – A Mulher Inesquecível

Direção: Alfred Hitchcock
Ano de Lançamento: 1940

Sinopse: Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.

 
 

1940 – …E o Vento Levou

Direção: Victor Fleming
Ano de Lançamento: 1939

Sinopse: E o Vento Levou narra a complicada vida de Scarlet O’Hara (Vivien Leigh), seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana como pano de fundo. Clark Gable é Rett Butler, um vivido aventureiro que passa pela vida de Scartlet, em uma relação de amor e ódio marcada por conflitos já clássicos e cenas inesquecíveis de amor.

 
 
 

1939 – Do Mundo Nada se Leva

Direção: Frank Capra
Ano de Lançamento: 1938

Sinopse: Alice Sycamore deseja apresentar Tony Kirby, seu noivo, à sua família, mas como ele provêm de uma família rica e influente e a sua é composta de pessoas extrovertidas e um tanto lunáticas, há um choque de comportamentos. Para completar, Anthony P. Kirby, o pai do seu noivo, já comprou todos os imóveis da região onde a família de Alice vive para um importante empreendimento, com exceção da casa de Alice.

 

1938 – A Vida de Emile Zola

Direção: William Dieterle
Ano de Lançamento: 1937

Sinopse: A vida de Emile Zola é apresentada desde o início de sua carreira até os últimos dias. Um jovem pobre, mas que obteve sucesso depois da publicação de seu livro Nana. Durante a sua vida, Zola envolve-se no “Caso Dreyfus”, um militar que sofre repressões por ser judeu. Por meio da defesa do capitão Dreyfus, o escritor denuncia a corrupção que assola a sociedade, principalmente em relação ao terreno militar.

 
 

1937 – Ziegfeld, o Criador de Estrelas

Direção: Robert Z. Leonard
Ano de Lançamento: 1936

Sinopse: Ziegfeld não sabia que o melhor espetáculo que jamais produziria era sua própria vida. Florenz Ziegfeld Jr. foi um dos maiores empresários do showbusiness no começo do século 20. Fazendo e perdendo fortunas em piscar de olhos – ou apagar de luzes – Ziegfeld firmou-se no imaginário norte-americano como um dos mais notórios showmen de todos os tempos, uma verdadeira lenda da Broadway.

 

1936 – O Grande Motim

Direção: Frank Lloyd
Ano de Lançamento: 1935

Sinopse: Em 1787 o navio Bounty, da marinha britânica, se prepara para ir ao Taiti, com o objetivo de trazer mudas da fruta-pão e levá-las para a Inglaterra. Se a viagem de ida foi um terror, devido a um capitão tirânico e mau caráter, o retorno foi o pior dos pesadelos, quando se dava mais importância às plantas do que as marinheiros.

 
 

1935 – Aconteceu Naquela Noite

Direção: Frank Capra
Ano de Lançamento: 1934

Sinopse: Ao entrar no ônibus que o levaria de volta a Nova York, o repórter Peter Warne (Clarke Gable) nem imagina que esta prosaica viagem poderia mudar o curso de sua vida, ou pelo menos devolver o emprego que acabara de perder. O “furo do ano” acabava de cair em seu colo, literalmente.

 
 
 

1934 – Cavalcade

Direção: Frank Lloyd
Ano de Lançamento: 1933

Sinopse: Uma grande viagem pela história inglesa, desde 1899 até 1933, visto pelos olhos de dois londrinos chamados Jane e Robert Marryot. Dentre os eventos, estão a morte da Rainha Victoria, o naufrágio do Titanic e a Primeira Grande Guerra. Vencedor dos Oscar de Melhor Filme, Diretor (Frank Lloyd) e Direção de Arte, fora indicado ainda ao Oscar de Melhor Atriz, para Diana Wynyard.

 

1933 – Grande Hotel

Direção: Edmund Goulding
Ano de Lançamento: 1932

Sinopse: Pessoas vêm. Pessoas vão. Nada nunca acontece. Isso é o que acredita o Dr. Otternschlag, anfitrião de um dos melhores hotéis de Berlim. Mas o aristocrata arruinado Baron Felix von Geigern, o balconista terminantemente doente Otto Kringelein, o cruel magnata Preysing, a belíssima e intrigante taquígrafa Flaemmchen e a linda e triste bailarina Grusinskaya chegam ao Grand Hotel para provar o contrário.

 
 

1932 – Cimarron

Direção: Wesley Ruggles
Ano de Lançamento: 1931

Sinopse: Estados Unidos, final do século 19. O jovem e idealista Yancy Cravat (Richard Dix) se muda com sua esposa Sabra (Irene Dunne) e seus filhos do estado do Kansas para o Território de Oklahoma, que na época ainda pertencia aos indígenas. Ele trabalha como editor de um jornal, além de ser um advogado e o que mais precisar, se tornando rapidamente uma das pessoas mais influentes da região.

 
 

1931 – Sem Novidade no Front

Direção: Lewis Milestone
Ano de Lançamento: 1930

Sinopse: Um grupo de jovens alemães é convencido por um professor a se alistar no exército. Eles ficam muito entusiasmados com a ideia de lutar por seu país durante a Primeira Guerra, pois parece uma chance de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas. Paul é um dos mais animados, porém, ao chegar no front o rapaz percebe que não há nada de honroso em matar seres humanos.

 
 

1930 – Broadway Melody

Direção: Harry Beaumont
Ano de Lançamento: 1929

Sinopse: As irmãs e atrizes de vaudeville Hank e Queenie Mahoney chegam à Broadway, onde o amigo Eddie Kerns prepara a apresentação do show de Francis Zanfield. Eddie já conhecia Hank, por quem um dia foi apaixonado. Mas ele nunca tinha visto Queenie. E foi amor à primeira vista. Ocorre que ela está envolvida com um homem da alta sociedade de Nova York, Jock Warriner, e por isso resiste às investidas do rapaz.

 

1929 – Asas

Direção: William A. Wellman
Ano de Lançamento: 1927

Sinopse: Jack Powell (Charles Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen) são dois homens que vivem numa mesma cidadezinha americana e se tornam rivais quando passam a disputar o amor da mesma mulher, a bela Sylvia Lewis (Jobyna Ralston). O que Jack não sabia era que a inocente Mary Preston, uma moça para quem ele nunca deu muita atenção, está perdidamente apaixonada por ele.

56 Comentários

  1. Gustavo Luz - 24 de março de 2016

    Melhor site de cinema que encontrei, parabéns!

  2. Rafael David - 27 de março de 2016

    Site Maravilhoso. Um serviço à sétima arte. Parabéns!!!

  3. Guilherme Vitor - 1 de abril de 2016

    Ótima lista, parabens!

  4. Rayane - 7 de abril de 2016

    site maravilhoso, faz tempo que procuro um assim <3

  5. Arthur Calazans - 12 de abril de 2016

    Site ótimo, junto com Cinema Cultura se tornou meu site favorito para baixar filmes. Parabéns!
    A única sugestão que faço é para, que assim como essa página, fazer outras como ganhadores do Cannes, Sundance e outros festivais.
    Gostaria de poder ajudar de alguma forma, para continuar crescendo e levando a arte para mais pessoas, caso sim, podem entrar em contato por esse e-mail.

  6. sergio sousa - 17 de abril de 2016

    esse site é muito bom,parabens!

  7. Celso Calango - 19 de abril de 2016

    Oscar 1976, Um Estranho no Ninho, a direção não é de Woody Allen como informado e sim de Milos Forman.

  8. Flavio Abreu Correa - 16 de junho de 2016

    Beleza! Beleza! Beleza! Não há melhor. Estou abismado com tanta conceptibilidade.

  9. JOACIR JOSE BOSELLI - 13 de agosto de 2016

    Este site é ótimo! Estou abismado com tantas raridades. Obrigado!!!

  10. Maiko - 14 de agosto de 2016

    A Pagina Do Filme Rocky De 1977 Tá Direcionando Para A Pagina Do Filme O Franco Atirador De 1979 !

Deixe um comentário

Aviso: Pessoal, todas as legendas disponíveis aqui no site estão em português. Por favor, confiram se vocês baixaram realmente a legenda que está disponível no post. :}