Palavra e Utopia (2000)

  • 14 de dezembro de 2016
  • 7

Poster

Título Original: Palavra e Utopia
Título no Brasil: Palavra e Utopia
Direção: Manoel de Oliveira
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2000
Duração: 133 min
País: Portugal/Brasil

Sinopse: Em 1663, quando o padre é convocado a comparecer diante da terrível Inquisição portuguesa, ele precisa explicar as idéias que defende, ao questionar a escravidão, a situação dos índios e a relações império-colônia. Intrigas na corte e um pequeno mal-entendido enfraquecem o poder do jesuíta, que chegou a ser amigo íntimo do rei Dom João IV. Perante os juízes, padre Vieira passa a limpo seu passado: a juventude passada no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, seu envolvimento na causa dos índios e o primeiro sucesso no púlpito. Proibido pela Inquisição de falar em público, ele se refugia em Roma, onde conquista enorme reputação e sucesso. A rainha Cristina da Suécia, que vivia em Roma desde sua abdicação, manteve Vieira na Corte e insistiu para que ele se tornasse seu confessor. Com saudades de Portugal, o padre retorna a seu país. Entretanto, a frieza com que é recebido pelo novo rei, Dom Pedro, força sua volta ao Brasil, onde passa os últimos anos de sua vida.




  • DVDRip - 997 Mb
    Download

    compartilhe  :)

    4 Comentários

    1. Cid De Aragão Santana - 14 de dezembro de 2016

      Esse filme é maravilhoso!!!
      Parabéns e obrigado por postarem!!

      Gente, estou com uma dúvida e imagino que vcs possam me ajudar.
      Estou querendo muito lembrar um nome de um filme que assiste a muitos anos.
      Vou tentar descrever pra vocês:
      Gostaria de saber o nome de um filme antigo de faroeste, num estilo meio comédia, em que o pistoleiro se apaixona e aí decide mudar de vida!
      O primeiro passo dele é ir fazer uma consulta com o tio da mocinha que é psicologo, só que a cada arma que ele vai tirando do corpo vai ficando mais fraco até que quando se desfaz da última arma cai totalmente fraco no chão!
      Outro detalhe hilário é quando ele vai trabalhar em uma sapataria e na hora de ajudar o cliente a calçar o sapato ele se confunde e usa a caçadeira como arma e ameça o cliente com a calçadeira no pescoço…”se vc não calçar esse sapato agora te mato!…rss
      É isso gente, espero que vcs possam me ajudar!
      Antecipadamente grato: Cid De Aragão Santana
      Abraços e boas festas!

    2. Bene - 24 de dezembro de 2016

      Oi Papai Ursinho!!!, só comentários se permite. Belíssimo filme, o Brasil poderia ter almas como o Rev. Pe. Vieira; espírito dotado de uma envergadura humana invejável. Aos céus olha procurando o Criador para amainar as suas chagas; ao em baixo olha uma multidão de ímpios cegos para ensiná-los a caminhar magistralmente no horizonte. Antes de criticar a Santa Igreja Católica Apostólica Romana; preste atenção ao seu redor, estude o passado, visualize o futuro e tente entender o que se passa no presente.
      Nulli, nisi audituro, dicendum est. ( Sêneca, Epistulae Morales 29.1 )
      «Ubi Petrus, ibi Ecclesia, ibi Deus» ( Sanctus Ambrosius )

    3. Bene - 31 de dezembro de 2016

      Excelente filme: documentário de uma vida digna, laboriosa; retrato de uma grande alma.
      Tá bom assim Papai Ursinho !!, desculpe…exagerei. 😉

    Deixe um comentário