Pierre Verger: Mensageiro Entre Dois Mundos (1998)

  • 7 de July de 2018
  • 4

Poster

Título Original: Pierre Verger: Mensageiro Entre Dois Mundos
Título no Brasil: Pierre Verger: Mensageiro Entre Dois Mundos
Direção: Lula Buarque de Holanda
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 2016
Duração: 82 min
País: Brasil

Sinopse: O documentário traz um importante trabalho de pesquisa realizado pelo diretor Lula Buarque e o roteirista Marcos Bernstein (Central do Brasil), que estiveram na África, na França e na Bahia em busca da trajetória do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger. Após viajar ao redor do mundo como fotógrafo, Verger radicou-se em Salvador da Bahia em 1946, onde passou a estudar as relações e as influências culturais mútuas entre Brasil e o Golfo do Benin na África. Gilberto Gil é quem narra e apresenta Verger: Mensageiro entre Dois Mundos, que faz um resgate da cultura Iorubá. O filme traz a última entrevista de Pierre Verger (filmada um dia antes de seu falecimento, em 1996), além de extenso material fotográfico, textos produzidos por Verger e depoimentos de amigos como o documentarista Jean Rouche (Musée de l’Homme, Paris), Jorge Amado, Mãe Stella, Pai Agenor e o historiador Cid Teixeira. A tão famosa ponte criada por Verger entre a cultura negra na Bahia e na África, rompida desde os anos 40, é reestabelecida no filme quando Gilberto Gil refaz o papel de Mensageiro e percorre os mesmos caminhos do fotógrafo. Outra descoberta de Verger apresentada no filme, são os descendentes da única colonização feita por brasileiros: os “Agouda”, africanos, habitantes do Benin e da Nigéria, que ainda hoje cultivam influências brasileiras trazidas por ex-escravos que retornaram do Brasil ao continente africano.


DVDRip - 1.09 Gb
Download

compartilhe  :)

8 Comentários

  1. Gabriel Luan - 11 de July de 2018

    Meu deus obrigado por isso!!!

  2. Nemo - 12 de July de 2018

    Gente, esse site precisa ser reconhecido pela Unesco, por seus serviços em favor da cultura!

  3. josé - 13 de July de 2018

    Olá, grato pela postagem. Só tem um problema as legendas não são acessíveis. O caminho para baixa-las não funciona. Mas o documentário é fantástico.

Deixe um comentário

SOBRE OS LINKS REMOVIDOS: Pessoal, mais uma vez, todos os nossos links foram derrubados. Ainda não sei o que farei após esse segundo nocaute. A princípio, pensei em reupar tudo paulatinamente, e daí comecei pelos filmes do Oscar, mas em pouco menos de 1 dia meu HD já pediu arrego.

Como vocês sabem, no processo de postagem eu sempre baixo um ou mais releases pra verificar quais as condições do arquivo. E esse uso excessivo (afinal, todos os releases postados acabam passando pelo meu HD) acaba, aos poucos, arruinando o HD. E agora, bem, eu preciso reaver mais de 5000 links quebrados.

Eu tinha um backup de todos os filmes, tudo arrumadinho, torrents e legendas separados em pastas por diretores, filmes, décadas, etc, mas, infelizmente, eu o perdi junto com o meu primeiro HD, quando ele foi pro saco. Não penso em encerrar o site dessa vez, até por conta do trabalho que esse danado já me deu, mas preciso de opções..

Pensei em colocar um botãozinho de doação no site, pra ver se consigo juntar o suficiente pra um novo HD. Enquanto isso, não sei o que farei a respeito dos links. Embora, sim, cuidarei da edição especial do Oscar, mesmo com esse problema.

Bem, é isso. Fico o aviso, pessoal. Agradeço a força e a compreensão de vocês.